Após o empate sem gols no tempo normal, o goleiro esmeraldino defendeu uma cobrança e o Gavião levou a melhor por 6 a 5 em São Luís
O Manaus segue vivo e está nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro de 2024! O Gavião do Norte superou o Maranhão nos pênaltis por 6 a 5 após o 0 a 0 no tempo regulamentar e conquistou a vaga jogando no Estádio Castelão, em São Luís (MA), na tarde deste domingo (4). A primeira partida terminou empatada em 1 a 1. O time amazonense avança para encarar o Iguatu-CE.
O jogo
Sem ter conseguido fazer o resultado em casa, o Manaus se comportou de maneira mais ofensiva mesmo na casa do adversário. Aos 11 minutos, Renanzinho cobrou escanteio curto pela esquerda para Adenilson, que acertou cruzamento na cabeça de Jefferson, livre de marcação, mas acabou carimbando a trave. Com confiança, o Manaus tinha tranquilidade para explorar os espaços e comandou as ações nos primeiros minutos.
O time da casa mudou a postura e passou a incomodar mais a partir da metade da primeira etapa. Aos 24 minutos, após bola recuperada pelo meio, Vinícius Barata foi acionado, arrancou em velocidade pela ponta direita, puxou pro meio e finalizou para defesa de Samuel Pires.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, as equipes procuraram ter mais volume de jogo. Aos quatro minutos, após cruzamento de Barata que a defesa não conseguiu afastar, André Radija ficou com a sobra dentro da área e bateu firme no alto, Samuel Pires fez grande defesa.
O Manaus respondeu dois minutos depois com uma reposição rápida de Samuel para Renanzinho, que puxou contra-ataque veloz, ficou no um contra um com o marcador, se aproximou do gol e mesmo com Vitinho livre, optou por finalizar, mas o chute saiu por cima do gol. Aos 14 minutos, André Radija cobrou falta com maestria que passou pela barreira e carimbou a trave do Manaus.
Sempre perigoso na bola parada, o Manaus chegou perto mais uma vez aos 22 minutos. Miliano cobrou escanteio no segundo poste para Jefferson, que ajeitou de cabeça pra pequena área onde estava Joel, o centroavante cabeceou no susto e a bola passou muito próximo do canto rasteiro, mas não entrou. Sem mais grandes chances criadas, a vaga foi para a definição na marca da cal.
Disputa de pênaltis
Miliano, Renanzinho, Kaio Wilker, Felipe Torres, Joel, Alvinho converteram as cobranças do Gavião do Norte. Vinícius Barata, Wander, André Radija, Brunão e Vagalume marcaram para o Maranhão. Nas alternadas, Samuel Pires defendeu a cobrança de Alexandre e classificou o Manaus.
Panorama e próxima fase
Classificado, o Manaus vai enfrentar nas oitavas de final o Iguatu-CE, que eliminou o Jacuipense-BA no último sábado (3). Serão jogos de ida e volta nos próximos dois finais de semana. A ida em Manaus e a volta em Iguatu, por conta da campanha geral. Os detalhes serão definidos pela CBF em breve.
Confira os melhores momentos