(Foto: João Normando/FAF)
Em clima de Páscoa, o São Raimundo meteu um chocolate e goleou o Iranduba por 4 a 1 na tarde deste domingo (4), no estádio Carlos Zamith, pela 7ª rodada do Barezão. Com o resultado, o Tufão venceu pela primeira vez na competição. Os gols do jogo foram marcados por Raylson, duas vezes, Ramon e Hemerson pelo Tufão, Sávio descontou pro Hulk, que conheceu sua quinta derrota em cinco jogos no campeonato.
Primeiro tempo: Tufão abre vantagem e perde chance de matar o jogo
Assim como na partida contra o JC, o Iranduba começou pressionando na frente e marcando forte, tendo até a primeira chance do jogo no primeiro minuto. Após cruzamento de Gabriel Ceará pela direita, Manjuba cabeceou perigosamente ao lado da trave de Matheus. Na sua, o Tufão foi letal na primeira oportunidade, Negueba puxou contra-ataque pela esquerda e tocou para Raylson, que achou um belo passe em profundidade para Hemerson, o camisa 9 bateu cruzado, mas mascado, mesmo assim, Marcus deu rebote nos pés de Raylson, que encheu o pé para abrir o placar, 1 a 0 pro Tufão.
O time de Sérgio Duarte apertou a saída de bola do Hulk e deu resultado. Aos 20 minutos, Garrido deu mole, Raylson roubou a bola e tirou da cartola um toque de cobertura na saída de Marcus, fazendo um golaço, 2 a 0. O Iranduba teve a chance de diminuir o placar aos 31 minutos, quando Gabriel Ceará lançou Nathan na cara de Matheus, o goleiro não pegou em bola e atingiu o atacante do Iranduba, pênalti marcado. Na cobrança, Gabriel Ceará bateu no canto esquerdo de Matheus, que foi rápido buscar.
Aos 38 minutos, o São Raimundo quase matou a partida, Negueba carregou a bola em velocidade, deixou a defesa na saudade e rolou para Raylson livre na marca do pênalti, o camisa 18 mandou pra fora e perdeu a chance de fazer seu terceiro gol na partida. Antes do fim do primeiro tempo, o volante Samuel tomou seu segundo cartão amarelo e acabou expulso do lado do Iranduba.
Segundo tempo: Iranduba tem mais um expulso e Tufão faz a festa
Para a segunda etapa, o técnico Gabriel Moura mandou o artilheiro Geraldo a campo, que estava no banco. O camisa 19 entrou incomodando a defesa do Tufão e finalizou com perigo no começo, Matheus encaixou. Um lance aos 11 minutos marcou a confusão do árbitro principal na partida, quando num entrevero entre o zagueiro Garrido e o atacante Negueba, apenas o defensor foi amarelado, enquanto o atacante, que já tinha cartão, passou impune. Inconformado com a situação, o técnico Gabriel Moura reclamou acintosamente e acabou expulso.
Ainda vivo no jogo apesar da inferioridade numérica, aos 15 minutos após cobrança de escanteio, Índio puxou contra-ataque pela direita e tocou para Sávio, que arrancou até dentro da área, driblou Carlos Henrique e foi derrubado, mais um pênalti para o Iranduba. Desta vez, o próprio Sávio bateu, deslocando Matheus, 2 a 1.
Miliano cobrando falta aos 24 minutos fez Marcus trabalhar, indo buscar no ângulo de mão trocada e evitando o terceiro do Tufão da Colina. Aos 40 minutos, Geraldo não concordou com a marcação de um lance, reclamou com o árbitro e acabou expulso direto, aumentando para dois a desvantagem numérica do Hulk. Novamente Miliano fez Marcus trabalhar, explorando o corredor do lado esquerdo e finalizando para defesa do arqueiro do Iranduba, que jogou pra escanteio. O lateral cobrou escanteio curto para Ramon, que da entrada da área emendou um chute rasante no cantinho, fazendo 3 a 1 aos 43 minutos.
Com o resultado definido, ainda teve tempo de Hemerson, que dividia o posto de artilheiro com Pedro Igor e Flamel, com quatro gols, se isolar no posto. O Iranduba tentou fazer uma linha burra de impedimento e deixou Raylson livre para rolar para o camisa 9 marcar seu quinto tento na competição e liquidar a fatura, 4 a 1, chocolate do Tufão no domingo de Páscoa.
Panorama e próximos jogos
Após finalmente terminar a seca de vitórias, o São Raimundo subiu para a sétima posição, com seis pontos conquistados, já o Iranduba segue afundado na lanterna, sem nenhum ponto. O Tufão volta a campo na próxima quarta-feira (7), diante do Amazonas, no estádio Carlos Zamith, a partir das 15h30. No mesmo dia, o Iranduba pega o Clipper, às 18 horas, no estádio da Colina.