Com dossiê, São Raimundo pede à FAF que troque árbitro do jogo contra o Princesa
(Foto: João Normando/FAF)
O São Raimundo enviou nesta quinta-feira (6) um ofício à Federação Amazonense de Futebol (FAF), direcionado também à Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Amazonas (CEAF-AM) solicitando a troca do árbitro Antônio Carlos Pequeno Frutuoso, escalado para conduzir o jogo de volta das semifinais do Campeonato Amazonense, diante do Princesa do Solimões, marcado para o próximo domingo (9), em Manacapuru. O clube informou que reprova a escolha do profissional e preparou um pequeno dossiê com lances de partidas onde o Tufão teria sido prejudicado por Frutuoso e anexou no documento como justificativa.
Na petição, assinada pelo diretor de futebol Marivaldo Dutra, o São Raimundo alega que Frutuoso sempre é escalado para jogos decisivos do clube e comete erros que prejudicam a equipe. A argumentação ainda contém fotos que ilustram dois lances em jogos distintos. Em ambas, há a contestação de “pênaltis claros”.
O primeiro lance apontado aconteceu em um jogo contra o Rio Negro, pela última rodada da primeira fase do estadual de 2018, um duelo direto na luta contra o rebaixamento. O São Raimundo perdia por 1 a 0 já aos 30 minutos do segundo tempo, quando em uma cobrança de escanteio fechada no primeiro pau, o atacante Gleisson, do Galo, acabou tirando a bola com o braço. Houve muita reclamação, mas nada foi marcado e o erro ficou evidente nas imagens. Após a derrota, o Tufão estava virtualmente rebaixado para a Série B, fato que se confirmou posteriormente.
O segundo lance ilustrado foi mais recente, no dia 27 de fevereiro deste ano, em jogo válido pelas semifinais do Barezão 2020, diante do Penarol. Logo no início do segundo tempo, Wendel avançou à linha de fundo pela direita, invadiu a área e tomou a frente do volante Júlio Campos, que deu um tranco nas costas do camisa sete. Na interpretação de Frutuoso, tiro de meta. Novamente houve muita reclamação por conta da não marcação de uma possível penalidade. O Penarol venceu por 1 a 0, conquistando as vagas na Copa do Brasil, Série D e decisão do Barezão.
“Evidente o desgaste emocional gerado entre os dirigentes do São Raimundo Esporte Clube e a arbitragem da partida”, diz o clube no documento. O jogo em questão acontece no próximo domingo (9), às 15h30, no estádio Gilbertão, em Manacapuru, e define o último finalista do Estadual. A ida terminou com a vitória do São Raimundo por 5 a 2. O Tufão pode até perder por dois gols de diferença que ainda assim se classifica. Somente uma vitória do time da casa por três ou mais gols de diferença coloca o Princesa na final.
CEAF vai manter arbitragem
Questionado sobre as reclamações do São Raimundo, o presidente da Comissão de Arbitragem, Wladmir Bastos, foi sucinto ao confirmar que Frutuoso, assim como os assistentes Uesclei Regison Pereira dos Santos e Eliane Nogueira dos Santos seguem confirmados na partida.
“Não existe impugnação de árbitro e a escala vai ser mantida”, disse ao Portal Esporte Manaus.
Confira o documento enviado pelo São Raimundo à FAF: