(Foto: João Normando/FAF)
O grupo B do Campeonato Amazonense se definiu na tarde desta quarta-feira (24). No estádio da Colina, o São Raimundo venceu o Fast por 1 a 0 e confirmou a primeira colocação na chave, com duas vitórias em dois jogos, que renderam seis pontos nesta primeira fase. O gol do Tufão foi marcado por Werley, aos 35 minutos da primeira etapa.
Garantidas nas semifinais, ambas as equipes aguardam o duelo entre Manaus e Penarol para saber quem enfrenta quem nas semifinais do torneio. O jogo acontece nesta quinta-feira (25) e define primeiro e segundo colocados do grupo A. Iranduba, Amazonas e Nacional já estão eliminados.
O jogo
Sem tanta responsabilidade por conta de já estarem classificadas, as equipes iniciaram a partida com marcações cerradas no meio de campo, com o Fast tomando a iniciativa de ter a posse de bola, e o São Raimundo apostando no contra-ataque nos primeiros minutos.
O Tufão levou perigo pela primeira vez aos sete minutos, Miliano inverteu o jogo para Wendel na direita, que invadiu a área e finalizou de canhota por cima do gol. Se no início da partida o Fast era superior, o São Raimundo equilibrou as ações e começou a subir com frequência ao ataque, principalmente com jogadas pelos lados do campo, mas com dificuldades para finalizar a jogada com eficiência.
Superior na partida, o gol do Tufão parecia questão de tempo e veio aos 35 minutos num golaço de Werley. O lateral Emerson foi à linha de fundo e cruzou para trás onde estava o camisa 18 livre, que bateu de primeira no canto alto, sem chances para Roger Kath. A primeira chance clara de gol do Tricolor de Aço aconteceu somente aos 45 minutos, com jogada individual de Emerson Bacas, que puxou da direita pro meio, levou dois marcadores e chutou de canhota por cima do gol. Fim de primeira etapa, Tufão na frente com a vantagem mínima.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, o técnico Tiago Batizoco promoveu três alterações logo no intervalo, entre elas, entrou o volante Panda, estreando com a camisa do Tricolor de Aço. Tentando reagir, o Fast voltou fazendo o goleiro Matheus trabalhar, o também estreante Andrezinho cobrou falta perigosa próxima a área, que o camisa 1 foi buscar.
O São Raimundo subiu a marcação para pressionar a saída de bola do Fast, o jogo ficou truncado e os ânimos exaltados, inclusive de Batizoco, que acabou advertido com cartão amarelo pela arbitragem por conta de reclamações. Precisando apenas de um empate para retomar a liderança do grupo, o Fast chegou novamente aos 20 minutos, com o atacante Ariel finalizando no canto direito de Matheus, que defendeu em dois tempos.
Retraído, o Tufão tentava segurar o resultado na defesa, armado para jogar no contra-ataque. Nessa proposta, teve a oportunidade de ampliar e matar o jogo aos 33 minutos, quando Wellinghton recebeu de Negueba em velocidade, fez jogada individual, partiu pra linha de fundo e cruzou na pequena área devolvendo para o mesmo Negueba, que não cabeceou com firmeza e desperdiçou. Com o espaço cedido pelo Fast, o São Raimundo fez uma bela jogada triangulada, que envolveu a defesa e achou Wendel cara a cara com Roger Kath, que defendeu no reflexo a finalização do camisa 7 colinense. Debaixo de chuva, o jogo terminou com vitória do Tufão e liderança garantida.