Treinador do Robô tem visto com bons olhos a aplicação dos atletas durante a pré-temporada do clube, mesmo ainda em período de adaptação
A 19 dias da estreia no Campeonato Amazonense 2023, o Manauara segue a todo vapor na preparação para sua segunda temporada na elite do futebol amazonense. Em entrevista coletiva nesta terça-feira (10), o técnico do Robô, Cristian de Souza se disse satisfeito com o início de trabalho da equipe, e garantiu que o time, mesmo em período de adaptação, já possui uma identidade.
“É um time competitivo e que já tem uma identidade. Um time que vai ser forte defensivamente, com jogadores que estão demonstrando uma aplicação muito interessante, a maioria deles se adaptando ao clima, às dificuldades que um jogador vindo do sul, do sudeste e até mesmo do nordeste tem ao vim jogar aqui, sabemos que tem um período de adaptação. Eu estou contente, achando muito positivo nosso início de trabalho, e agora estamos dando início à reta final de uma preparação de pouco mais de 40 dias para um campeonato que em 30 dias as coisas se resolvem”, destacou o comandante.
A estreia do Manauara no Barezão deste ano está marcada para o dia 29 de janeiro, diante do Amazonas. Ao analisar o primeiro adversário da temporada, Cristian afirmou que o principal objetivo tático do time será a busca por um estilo de jogo equilibrado e que prepara suas equipes para defenderem e atacarem bem e com a mesma intensidade.
“Eles (Amazonas) tem uma continuidade, boa parte do plantel deles retorna e isso é um fator positivo para a equipe deles, que estava jogando uma Série C de Campeonato Brasileiro. Muitos deles e a comissão já se conhecem, o que não é o nosso caso, nós estamos iniciando agora o trabalho, nos conhecendo e isso leva um tempo de adaptação. A nível de ofensividade, o futebol não se define por ser ofensivo ou defensivo, mas sim por equilíbrio, você não vai ter uma equipe equilibrada ofensivamente, se não se defender bem, e vice-versa. Então, eu como treinador busco isso, equilibrar a equipe para que os jogadores saibam o que fazer na fase ofensiva e na fase defensiva, ter uma bola parada organizada pra não sofrer e é uma situação que resolve bastante jogos. E a palavra-chave da nossa temporada no Manauara é o equilíbrio”, afirmou.
Nessas primeiras semanas de preparação, o Manauara já disputou um jogo-treino diante do Rio Negro, oportunidade em que o treinador pôde usar todos os jogadores que tem à disposição e mais uma vez saiu satisfeito com o que foi mostrado pelo grupo durante a atividade. De acordo com Cristian, antes da estreia oficial, o Robô ainda realizará outras duas atividades semelhantes, nas quais o comandante fará mais ajustes na equipe, em busca do mais uma vez citado, equilíbrio.
“Nós temos mais dois amistosos marcados, um com o Rio Negro novamente, sábado, e depois, com o Manaus. O primeiro jogo-treino foi satisfatório, nós pudemos usar todo o nosso grupo, já levamos pra campo muita coisa que trabalhamos principalmente no aspecto defensivo, mesmo com pouco tempo, já temos uma identidade sem a bola. E agora nesta reta final, começam os ajustes a nível ofensivo pra deixar uma equipe bem equilibrada e começar o campeonato de uma forma equilibrada e organizada”, finalizou.