Amazonenses pelo mundoEsporte localMais Lidas

Secretário Geral da FAF será primeiro amazonense a atuar como Oficial de Partida da CONMEBOL

Indicado pela CBF, Rodrigo Novaes foi aprovado em processo seletivo da entidade máxima do futebol sul-americano e está apto para atuar em competições como Copa América e Copa Libertadores

Celeiro de grandes atletas e desportistas, o futebol amazonense conquistou mais um feito histórico e, desta vez, terá um representante no futebol sul-americano. Isso porque, o Secretário Geral da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Rodrigo Novaes, será o primeiro amazonense a exercer a função de Oficial de Partida da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).

Depois de três meses de dedicação total aos assuntos voltados à prova, Novaes, embarcou rumo ao Paraguai, sede da Conmebol, onde teve mais cinco dias de treinamento. Ao final, o amazonense foi aprovado no exame e está apto para atuar em competições organizadas pela entidade máxima do futebol sul-americano, como a Copa América e a Copa Libertadores.

Aprovado com a maior nota entre os novatos, ele foi o único amazonense dos seis brasileiros indicados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para participar do processo seletivo. Além das competências necessárias, como o domínio das regras e fluência em língua espanhola, a indicação dele se deu pela estreita relação da FAF e CBF, por meio de seus presidentes, Ednailson Rozenha e Ednaldo Rodrigues, respectivamente.

O mais novo Oficial de Partida da Conmebol revela como recebeu a aprovação, agradece a indicação da FAF e CBF e conta como foi a trajetória para chegar ao objetivo.

Sinto um orgulho enorme de carregar a bandeira do Amazonas internacionalmente. Agradeço de coração ao presidente Rozenha e ao presidente Ednaldo, que depositaram essa confiança em mim. Me dediquei muito, desde o início, principalmente por saber que representaria não só o Brasil, mas meu estado também, e graças a Deus, consegui cumprir essa imensa responsabilidade. Estou muito feliz, pelo futebol amazonense que, mais uma vez, faz história.

Rodrigo Novaes

Presença marcante no futebol baré nos últimos anos, ele atuou como dirigente de clubes. No Fast Clube fez história ao conquistar um título depois de 45 anos de jejum. No Manaus FC, Rodrigo Novaes, foi tricampeão amazonense e conseguiu o acesso à Série C do Brasileirão e, atualmente, é Secretário Geral da FAF.

Também acumula uma vasta experiência como Delegado Oficial de Partidas, tanto à nível estadual, como nacional. Em 2023, por exemplo, esteve à frente de importantes partidas do Amazonas FC na campanha do título da Série C do Campeonato Brasileiro.

A atual gestão da Confederação Brasileira de Futebol-CBF, por meio de Ednaldo Rodrigues, valoriza as raízes do Brasil mais profundo, contribui, significativamente para esse feito histórico. Um testemunho do comprometimento em não apenas elevar o futebol brasileiro, mas também em reconhecer e nutrir o talento de todos. É uma história que vai além das fronteiras do campo.

As raízes para o sucesso

Nascido no Berço do Samba Amazonense, bairro Praça 14 de Janeiro, em Manaus, Rodrigo Novaes tem 40 anos, é filho de Itaciara Novaes e Mario Novaes. Perdeu o pai há três anos, por complicações da COVID-19. É irmão de Mayara, esposo de Anne Louise e pai do pequeno Enzo de nove anos.

Com uma história de superação e comprometimento com o futebol amazonense, além de realizar um excelente trabalho à frente da FAF, o caboclo amazonense, agora terá oportunidade de brilhar nos cenários mais importantes do futebol internacional.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Federação Amazonense de Futebol (FAF)