(Fotos: João Normando/FAF)
A partir deste sábado (18), está aberta a disputa da Série B do Campeonato Amazonense de 2021. A primeira partida será às 15 horas, no estádio Carlos Zamith, entre Tarumã e Manauara. A rodada de abertura segue na terça-feira (21), com Atlético-AM x Sul América, também no Zamith, às 15h30. Na quarta (22), CDC/Novo Aripuanã e Operário fecham a trinca no Gilbertão, às 15h30.
Em virtude do número ímpar de participantes, ao menos um folgará a cada rodada, nesta será o Rio Negro. A primeira fase terá sete rodadas com a participação de sete clubes: Atlético Amazonense, Rio Negro, CDC/Novo Aripuanã, Tarumã, Manauara, Operário e Sul América. Os clubes se enfrentarão uma única vez, classificando-se os quatro melhores colocados para a fase semifinal.
Definidos os semifinalistas, os confrontos serão definidos em cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º), com jogos de ida e volta e vantagem do mando no segundo jogo e igualdade no placar agregado para o melhor colocado. A grande decisão será em jogo único, previsto para o dia 13 de novembro, em caso de empate no tempo regulamentar, teremos prorrogação e persistindo o empate, o campeão será conhecido nas penalidades máximas. Independente do campeão, os dois finalistas já garantem o acesso à elite em 2022.
A
AA
Cheio de ambição e investimento, o Manauara chega para disputar sua primeira competição de futebol profissional. Fundado em novembro de 2020, o Robô é o clube mais jovem desta edição, e também um dos fortes candidatos ao acesso por conta do elenco que montou.
O técnico será o goiano Alan George, ex-Nacional, que ajudou a montar um plantel com 24 nomes, competitivo, ao menos no papel. Ele terá opções como Flamel, Tiago Amazonense, Thiago Bigo, Guilherme Moller, Baé, Weverton, entre outras peças experientes no futebol amazonense.
Apesar dos nomes mais rodados, há uma mescla com atletas mais jovens, dando uma média próxima a 25 anos. O grupo já trabalha junto há cerca de um mês e foi ganhando forma no período. A aspiração da diretoria do Manauara é chegar à elite já no primeiro torneio que irá disputar. Mesmo com o pensamento alto, Alan George mantém um discurso de atenção e respeito aos rivais, por se tratar de um campeonato de tiro curto.
Confira o elenco completo divulgado pelo Robô:
Goleiros: Gabriel Bubniack, Wellington e Paulo César “Neneca”
Laterais: Lê Santos, Elyvelton, Maxwell, Caíque e Isaque;
Zagueiros: Guilherme Moller, Anderson Bandeira e Saulo Ananias;
Volantes: Antony, Baé, Matheus Banguelê e Tiago Amazonense;
Meias: Thiago Bigo, Flamel e Stefano Moretti;
Atacantes: Weverton, Tavares, Everton “Canela”, Ruhan Marrote, Juninho e Cebolinha;
A
A
Com um planejamento voltado para o desenvolvimento de atletas, o Tarumã chegou ao vice-campeonato estadual sub-20 no primeiro semestre e busca dar sequência ao técnico Sonday Lucas a frente do projeto, agora no profissional, como foi na edição de 2020. O comandante promoveu nove atletas do time que fez ótima campanha nos juniores e agora quer mostrar serviço também entre os adultos.
Os atletas que subiram para o elenco profissional foram: o goleiro Raphael, o lateral-direito Pablo, o zagueiro Rhyan, os meias Vitinho, Pedro Lucas e Marquinhos; e os atacantes Soniel, Onelito e Gabriel. O goleiro Big, e os meias Lucas Paraíba e Riael, ex-Iranduba, também estarão no elenco.
Na Segundinha do ano passado, o Lobo do Norte liderava a competição quando foi penalizado pelo Tribunal de Justiça Desportivo do Amazonas (TJD-AM) com a perda de 57 pontos por ter disputado a rodada de abertura contra o JC em Itacoatiara, sem ter realizado os testes de covid-19 antes da estreia. Em segunda instância, teve a pena reduzida para seis pontos e ainda assim se classificou para as semifinais, onde foi derrotado pelo próprio JC, ficando sem ao acesso.
A
A
Apita a partida de abertura Elenildo Batista Rodrigues Júnior, que será auxiliado por Eliane Nogueira dos Santos e Hugo Agostinho Chaves da Paixão. Antônio Carlos Pequeno Frutuoso será o quarto árbitro.