(Foto: Divulgação/Smille Júnior)
Dos dias 10 a 12 de outubro, acontece em Recife a Etapa Nordeste da Liga Nacional de Fut7, e o time Smille Júnior irá representar o Amazonas na disputa, que reune as melhores equipes do país na modalidade. O único representante da região norte briga com outras 11 equipes por duas vagas para as fases finais, em São Paulo.
Além de Recife, a competição mais importante de Fut7 no país, terá outras duas etapas classificatórias, que acontecerão em Porto Alegre, de 31 outubro a 2 de novembro, e São Paulo, de 20 a 22 de novembro. As Superfinais, agendadas para acontecer entre os dias 18 e 20 de dezembro também serão na capital paulista. Nesta temporada, as Superfinais serão entre as 16 melhores equipes masculinas do país e as oito femininas.
A garotada amazonense compõe o Grupo A ao lado de Sergipe-SE, Coritiba-PR e Imatrix-CE. A estreia será no sábado (10), contra o Sergipe, às 22h45 (horário de Brasília), onde joga o ex-atacante de futebol profissional Washington. No dia seguinte, às 15h15, encara o Coritiba, atual bicampeão da Liga das Américas, e encerra a primeira fase enfrentando os cearenses do Imatrix, às 22h45, ainda no domingo (11). Finalizados esses jogos, avançam os dois primeiros colocados dos grupos, além de dois melhores terceiros. Na segunda-feira (12), serão disputados os playoffs para definir os dois classificados para as Superfinais, que premia os campeões com viagem para a disputa da Liga das Américas em 2021.
Antes da viagem a Pernambuco, o técnico Thiago Lima e o atleta Marco Falcone participaram do programa “Fala Aí Maninho” na última segunda-feira (5), e falaram sobre o projeto e as metas do Smille Júnior para o torneio, confira a resenha completa na íntegra. Mesmo com uma jovem equipe e diante de adversários experientes e já adultos, para o treinador, um dos fundadores do projeto em 2013, o objetivo da equipe no torneio é a classificação para as Superfinais. A manutenção da base de atletas do último torneio nacional disputado e a aquisição de novas peças geraram boas expectativas de que a equipe pode tentar alçar voos maiores.
“A Liga Nacional é uma competição adulta, mas vamos levar juvenis e juniores na maioria, com apenas dois atletas acima dos 20 anos. A delegação de 23 atletas que vai a Recife é base da mesma que disputou a Nordeste Cup ano passado, onde caímos no grupo do Corinthians e do Roma, que foram campeão e vice da competição, além do dono da casa, o Fortaleza. Tivemos duas derrotas para os dois finalistas e vencemos o Fortaleza por 8 a 3, então o nível da nossa equipe é muito forte, temos algumas novas contratações de fora do estado. Tendemos a crescer ainda mais com o nível das competições que formos disputar. ”, contou Thiago.
A temporada de 2020 reservava um calendário cheio para o Smille Jr, contudo, como em todos os esportes, as datas tiveram de ser reajustadas em virtude da pandemia de Covid-19. Os treinamentos, realizados aos fins de semana, também tiveram de ser interrompidos.
“Acredito que a pandemia atrapalhou mais em questão de calendário, já que esse ano tínhamos oito viagens programadas, um calendário bem extenso. Afetou, de modo geral todos os esportes, mas procuramos fazer o acompanhamento dos atletas, passando todos os dias algum tipo de treinamento. No mais, estamos indo para nossa décima viagem em três anos, na média mais de três viagens por ano”, explicou Thiago.
O ano de 2021 reserva a segunda viagem internacional e primeira à Europa para a equipe, que já começou a se planejar para disputar um torneio internacional em Paris, na França, no mês de abril.