3B da AmazôniaFutebol Feminino

Sonho adiado: 3B é goleado por 7 a 1 para o Botafogo e fica sem o acesso à Série A1

Após o empate na ida, as Feras não suportaram a pressão das Gloriosas no Rio de Janeiro e deixaram escapar a vaga na primeira divisão, além das semifinais da A2

Não foi desta vez que o 3B da Amazônia alcançou o acesso à primeira divisão do Brasileirão feminino. Jogando no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, na tarde deste domingo (11), a equipe amazonense acabou goleada por 7 a 1 para o Botafogo e deu adeus à Série A2 nas quartas de final.

O jogo de ida em Manaus ficou empatado sem gols, as Gloriosas fizeram o dever de casa, asseguraram o avanço às semifinais e a vaga na Série A1 de 2024. Kellen, três vezes, Drika, Driely, Gabi contra e Kamilla anotaram os gols do Botafogo, enquanto Emily descontou para as Feras.

O jogo

A partida de ida terminou com cinco bolas na trave do lado do 3B, e elas fizeram falta no Rio de Janeiro. Diante de sua torcida, o Botafogo foi pra cima e procurou pressionar a equipe amazonense desde o início. Aos quatro minutos, o Botafogo lançou a bola na área, Manu afastou parcialmente e ela sobrou para Mayara, que tentou ficou de frente com Awanny e finalizou, mas a lateral se recuperou no lance e se atirou de carrinho para interceptar.

Aos 15, Kellen recebeu de Mayara na direita e cruzou pra área do 3B, Awanny saiu do gol, mas soltou a bola nos pés de Valéria, que estava esperta, e ao tentar driblar a arqueira do 3B, acabou derrubada, pênalti marcado. Aos 17, Kelen bateu rasteiro do lado direito, deslocou Awanny e colocou o Botafogo em vantagem.

Ligado na partida, o time carioca ampliou dois minutos depois. Mayara caiu pela esquerda e cruzou pra área, a zagueira Emily dormiu no ponto ao tentar dominar e perdeu para Drika, que tomou a frente e chutou entre as pernas da goleira. 2 a 0 para o Botafogo.

Acuado, o 3B não tinha conseguido chegar no ataque, mas na primeira vez, marcou e ensaiou uma volta pro jogo. Giselinha cobrou falta lateral na direção da área, ela ficou viva lá dentro, Emily estava esperta, encobriu Yasmim e tocou pro fundo das redes, diminuindo para as Feras aos 24 minutos.

O ritmo da partida teve uma queda natural depois dos três gols marcados nos primeiros 25 minutos. O Botafogo voltou a pressionar com perigo aos 40, quando Valéria emendou um voleio e carimbou o travessão. Mas já na reta final da primeira etapa, um novo pênalti para as Gloriosas. Valéria escapou em velocidade pela direita e foi derrubada por Emily, penalidade máxima. Kellen repetiu a batida do primeiro gol e colocou o 3 a 1 no placar.

Segundo tempo

No começo da segunda etapa, aos oito minutos. Driely pegou sobra da entrada da área e chutou, a bola bateu no travessão e pingou dentro gol, transformando a vitória alvinegra em goleada no Nilton Santos. Aos 16, Chaiane cobrou falta lateral, Gabi tentou afastar e acabou jogando contra o próprio patrimônio, era o quinto do Botafogo.

O sexto gol alvinegro saiu dos pés de Kellen, que fez o terceiro gol na partida aos 26 minutos. A camisa 11 recebeu com liberdade dentro da área e finalizou com força, em cima de Awanny. Ainda tinha tempo pro sétimo, Kamilla saiu do banco e completou cruzamento da esquerda para fechar o placar em 7 a 1 e sacramentar o acesso do Botafogo.

Panorama e próxima partida

Garantido na primeira divisão do ano que vem, o Botafogo também está classificado para as semifinais da competição, que acontecem nos próximos dois finais de semana, nos dias 17 ou 18 e 24 ou 25 de junho. Enfrentará JC ou Fluminense. O 3B ainda joga o Campeonato Amazonense nesta temporada e voltará a disputar a Série A2 em 2024.

Confira os melhores momentos