Spice marca no fim, Manaus vence Amazonas por 1 a 0 e assume ponta do grupo
(Foto: Ismael Monteiro/Manaus FC)
Foi no sufoco, mas o Manaus conquistou os primeiros três pontos no Campeonato Amazonense de 2020 diante do Amazonas FC logo em sua estreia na competição. Com gol de Thiago Spice aos 50 minutos do segundo tempo, o Gavião do Norte venceu por 1 a 0. A partida aconteceu na tarde deste domingo (21), na Arena da Amazônia.
Com uma vitória cada no campeonato, as equipes voltam à campo já na terça-feira (23), pela terceira rodada. A Onça Pintada vai à Itacoatiara enfrentar o Penarol, às 15 horas, no estádio Floro de Mendonça. Na Arena da Amazônia, às 15h30, o Gavião do Norte duela contra o Nacional. Dois dias depois, em jogo adiado da primeira rodada, o Esmeraldino enfrenta o Penarol, também na Arena.
O jogo
Sem muitas oportunidades para nenhum dos lados, o jogo começou picado com muitas faltas, principalmente na intermediária. Quem chegou primeiro ao ataque foi o Amazonas aos 10 minutos, num bate rebate na área, a bola sobrou para Gleisson, que soltou uma bomba de canhota quase sem ângulo, Rafael jogou pra escanteio no reflexo.
O Manaus abriu os trabalhos do goleiro Rafael Khan aos 21 minutos com Vinicius Barba, que arriscou de muito longe numa cobrança de falta. Aos 25, Douglas Lima quase marcou um gol olímpico, mas o arqueiro da Onça Pintada estava atento. Numa pressão alta do Gavião, Márcio Passos roubou a bola na saída do Amazonas, tocou para Erivelton, que achou Davis na meia-lua, o camisa 80 dominou e finalizou, a bola resvalou em Mário Pierre e foi para a linha de fundo.
Com a posse da bola, o Manaus seguiu tentando achar espaço na defesa do Amazonas até o fim da primeira etapa, chegou a marcar com Davis aos 40, mas o árbitro viu falta no lance e anulou. Aos 45, o Amazonas chegou duas vezes, na primeira, Rafael defendeu, em seguida, o zagueiro Mendonça cabeceou com perigo.
Segundo tempo
O jogo começou disputado como na primeira etapa, o Amazonas começou atacando e finalizou pela primeira vez com Delciney, que aproveitou um pivô de Ibson e chutou por cima.
O atacante Philip, que tinha acabado de entrar, recebeu de Dudu Mandai, puxou pra canhota e finalizou no ângulo para boa defesa de Rafael Kahn aos 24 minutos. O Amazonas respondeu 3 minutos depois com Pedro Igor, que aproveitou cruzamento e cabeceou com força, Rafael defendeu à queima-roupa.
Com mais volume de jogo, o Gavião do Norte seguiu pressionando, alugando o campo de ataque, mas pouco ameaçava a meta de Rafael. Somente aos 44, novamente Philip recebeu cruzamento de Edvan e chutou na direção do gol, mas tranquilo na defesa para Rafael Kahn. No último lance da partida, já aos 50 minutos em falta lateral, Philip bateu fechado na área, o zagueiro Thiago Spice se antecipou ao goleiro e testou pro fundo do gol, decretando a vitória pro Manaus pelo placar mínimo.