Amazonas FCEsporte localMais Lidas

Subiu! Amazonas vence a Portuguesa-RJ no Zamith e conquista acesso à Série C

Empurrada por mais de 5 mil torcedores, Onça-pintada fez valer o mando de campo e despachou o rival carioca com uma vitória por 3 a 2

Neste domingo (28), o estádio Carlos Zamith foi palco de mais um dia histórico para o futebol amazonense. O Amazonas venceu a Portuguesa-RJ por 3 a 2 e conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, com apenas três anos de existência. Yuri Ferraz, Rafael Tavares e Ruan marcaram para a Onça-pintada, enquanto Luan, duas vezes, balançou as redes para a Lusa. A equipe amazonense buscou classificação após um empate em 1 a 1 no Rio de Janeiro e venceu por 4 a 3 no placar agregado.

O jogo

A primeira finalização no gol do jogo foi da Portuguesa. Ainda aos três minutos, Netinho cobrou falta na área e Lucas Santos desviou para o gol, mas Luiz Henrique bem posicionado fez a defesa. Dois minutos depois, Bruno Santos recebeu pela esqyerda e acionou Dija Baiano, que finalizou cruzado com perigo para fora.

A resposta do Amazonas veio aos sete minutos, quando Miliano cobrou escanteio, Rafael Tavares desviou na primeira trave e Yuri Ferraz desviou para o fundo do gol para abrir o placar e explodir o Carlos Zamith. A bola parada pelo lado direito parecia ser o caminho da vitória da Onça-pintada. Aos 19 minutos, Miliano cobrou falta do lado direito, direto para o gol e Rafael Tavares desviou para ampliar a vantagem da equipe amazonense.

Já aos 38 minutos, Italo raspou para Ruan, que saiu na cara do gol e estufou as redes da Lusa com uma finalização no alto de do gol de Paulo Henrique. Amazonas 3 a 0 ainda no primeiro tempo.

Segundo tempo

Após o intervalo, a primeira chegada mais perigosa foi dos donos da casa ainda aos três minutos, quando Ruan arrancou pela direita, passou pela marcação e finalizou cruzado e torto para fora. A resposta da Portuguesa veio aos cinco minutos. Cafu cobrou falta na direção do gol e Luiz Henrique encaixou com tranquilidade.

Com a vantagem e tentando marcar mais um gol por meio dos contra-ataques, o Amazonas mais uma vez chegou com perigo aos 13 minutos. Tavares acionou Ruan pela direita e ele cruzou para Italo, que finalizou de direita no contrapé do goleiro e a bola tocou na trave e foi para fora.

Três minutos depois, a bola mais uma vez ficou próxima de entrar. Tavares tocou de calcanhar para Italo, a bola acabou ficando viva e Miliano, esperto, tocou por cima de Paulo Henrique, mas a bola bateu no travessão e voltou para o goleiro.

A Lusa voltou a assustar aos 22 minutos, quando Netinho emendou uma bola sobrada de primeira e ela acabou explodindo no travessão. Um minuto depois, veio o gol da equipe carioca. Joazi cruzou da direita e Luan subiu para cabecear no canto de Luiz Henrique e colocar o 3 a 1 no placar.

Já aos 41 minutos de jogo, Cafu recebeu na entrada da área e finalizou colocado de perna esquerda e obrigou Luiz Henrique a fazer ótima defesa. E aos 46, após uma bola ajeitada de cabeça para o meio da área, Luan chapou para o fundo do gol.

Acesso e semifinal à frente

Com a classificação para as semifinais, o Amazonas agora enfrentará o Pouso Alegre por uma vaga na final da Série D. Os duelos acontecem nos próximos dois finais de semana, com o primeiro jogo em Minas Gerais e o jogo de volta novamente no Zamith.

Confira os melhores momentos:

Matheus Pereira

Graduado em jornalismo; 26 anos; desde 2020 no Esporte Manaus.