Estreante na segunda divisão nacional, a equipe finalizou na sexta colocação e assegurou a permanência para lutar pelo acesso à elite
Apoiado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), o TecToy/Manaus Vôlei retornou a capital amazonense na madrugada desta segunda-feira (13), após fechar a primeira participação na Superliga B de voleibol masculino com permanência assegurada para a edição de 2024.
Pela última rodada da fase classificatória, a equipe venceu o até então líder Azulim Gabarito/Monte Carmelo por 3 sets a 0, em Minas Gerais, com parciais de 25/19, 25/20 e 26/24. O Manaus Vôlei foi o único representante do Norte no torneio e terminou na sexta colocação, com 15 pontos. Foram quatro vitórias e cinco derrotas nas nove rodadas.
O clube foi campeão de uma das etapas da Superliga C em 2022, e alcançou o acesso para disputar a segunda divisão de maneira inédita neste ano. Todo o caminho foi percorrido com o apoio da Prefeitura de Manaus, é o que explica e comemora o diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira.
“Foi uma competição muito acirrada, tanto que, quem estava classificado na última rodada, poderia cair, e quem estaria rebaixado, poderia classificar para as semifinais. Sair da Superliga C e conseguir se manter numa Superliga B tão equilibrada é muito importante para o voleibol da cidade e do Norte. O Manaus Vôlei está de parabéns, demonstra que a visão da Prefeitura em apoiar o esporte de rendimento também é fundamental para o fomento do esporte local”, disse.
Um dos benefícios da parceria entre Manaus Vôlei e Prefeitura de Manaus foi a revitalização do ginásio Ninimberg Guerra, que passou a ser a casa da equipe tanto para treinamentos, quanto para jogos. O “Bergão” tornou-se um verdadeiro caldeirão e recebeu centenas de torcedores, que vibraram junto com o time.
O técnico do Manaus Vôlei, Talmo de Oliveira, fez uma análise do desempenho e papel da equipe na competição, pontuou uma evolução coletiva na reta final e projetou a sequência do trabalho, que para agora e retorna em janeiro de 2024.
“Foi um campeonato difícil, pelo tempo de preparação em comparação com as outras equipes, que começaram bem antes, mas acho que a gente teve gratas surpresas. De atletas que vieram de um campeonato juvenil e assumiram o protagonismo da equipe, a responsabilidade de carregar e levar o time, junto da experiência de outros. Jogamos diante do líder, com o time completo, com toda força querendo buscar o primeiro lugar, e ganhamos por três a zero na casa deles. Permanecemos na B, agora é melhorar toda a estrutura, a qualidade de treinamento, a condição de trabalho de cada um, para que possamos brigar pra subir pra A em 2024”.
O comandante do Manaus exaltou o suporte da Prefeitura em diversos âmbitos e explicou que a campanha de permanência é fundamental para o início de um futuro promissor, que seria a chegada à elite do voleibol nacional nas próximas temporadas.
“O prefeito David Almeida é um apaixonado por esporte, dedica toda a administração para fazer ações ligadas à saúde, educação e tem dado toda essa infraestrutura. Tenho certeza que ele encara como uma grande ferramenta de transformação social, de oportunidades também. A Prefeitura sempre nos apoiou, esteve conosco nos momentos mais difíceis, sabendo que a formação de equipe é um processo, que precisa ter as fases respeitadas, para que a gente chegue na elite com um projeto sólido, maduro”, concluiu.
Com informações da Fundação Manaus Esporte (FME)