(Foto: Victor Souza/Tombense)
Depois de cinco jogos de invencibilidade, o Manaus voltou a ser derrotado na Série C do Brasileirão. Em partida válida pela 14ª rodada, na tarde deste sábado (28), o Gavião foi superado por 2 a 1 para o Tombense, em Minas Gerais, e perdeu a liderança do grupo A para o próprio adversário. Os gols do Carcará foram marcados por Everton Galdino é Gilson Alves, contra. Rafhael Lucas fez o gol de honra do Manaus.
Primeiro tempo: defesa volta a falhar na bola aérea e Tombense abre vantagem
Com três mudanças no time titular, mas com a estrutura tática mantida, o Manaus começou o jogo atacando e teve uma grande chance logo aos três minutos, aproveitando que a defesa do Tombense estava alta, Denilson foi lançado nas costas e partiu em direção ao gol, na saída do goleiro Felipe, o atacante tentou rolar para Marcelinho, mas a bola foi muito forte e matou o camisa 10. O time mineiro tinha dificuldades pra chegar no ataque, enquanto o Manaus apertava a marcação para sair em velocidade, mas eu pecava quando arriscava bolas longas.
O Tombense, que não tinha atacado com mais ímpeto, chegou ao gol na primeira chegada aos 27 minutos, David ganhou de Davis pelo lado direito e cruzou, a zaga não conseguiu afastar e ela sobrou para Éverton Galdino na pequena área, o atacante ganhou no corpo de Spice e só empurrou pro gol, fazendo 1 a 0 pro time da casa. A partida seguiu equilibrada e na mesma postura.
Aos 40 minutos, em falta lateral batida no segundo pau, a bola foi escorada pro meio da área onde estava Eduardo Neto, que finalizou para defesa de Gleibson, a bola ficou viva na pequena área e antes que o mesmo Eduardo chegasse nela no rebote, Gilson Alves tentou afastar e acabou jogando contra o próprio gol, ampliando para 2 a 0 a vantagem do Tombense na reta final do primeiro tempo.
Segundo tempo: Manaus ensaia reação, mas para no bloqueio defensivo do Carcará
O Gavião voltou do intervalo sem alterações e a conversa parece ter surtido efeito inicialmente. Edvan cruzou da direita, Rafhael Lucas matou a bola com categoria e finalizou sem chances para Felipe Garcia, logo aos 3 minutos, diminuindo para 2 a 1. Animado com o gol, o Manaus tentou tomar as rédeas da partida, mas o Tombense se encontrava mais cauteloso para tentar matar o jogo.
Quando quer velocidade e improviso no ataque, Piza opta pela dupla João Diogo e Vitinho, desta vez acionou a dupla aos 18 minutos. O Manaus se lançou ao ataque e o ritmo da equipe melhorou, mas apenas Denilson ocupava a área para tentar finalizar, nos cruzamentos. Passando dos 30 minutos, Piza foi pro tudo ou nada, lançou Diego Rosa e Douglas Lima nas vagas de Guilherme Amorim e Igor.
O Manaus teve a posse, mas não conseguiu furar o bloqueio imposto pelo Carcará, que segurou o resultado com unhas e dentes. Já sem Denilson como referência na área, o Gavião perdeu uma opção na bola aérea e não chegou ao empate.
Panorama e próximas partidas
O confronto era direto e acabou mexendo na tabela. O Manaus foi ultrapassado pelo time mineiro – que chegou a 22 pontos – e irá dormir na vice-liderança, com 21 pontos, podendo cair ainda mais dependendo do desenrolar dos outros jogos do grupo.
Pela 15ª rodada, o Manaus joga novamente fora de casa, contra o Jacuipense-BA, no estádio de Pituaçu, às 16 horas (de Manaus), do próximo sábado (4). O time mineiro vai ao Almeidão, em João Pessoa, para pegar o Botafogo-PB, às 20 horas (de Brasília), de domingo (5).