(Foto: Milly Barreto)
Passando por cima de todo o favoritismo do Manaus, o Penarol segurou o empate por 1 a 1 no tempo normal e na disputa de pênaltis faturou o Campeonato Amazonense de 2020 na tarde desta segunda-feira (1), na Arena da Amazônia. No jogo, os gols foram marcados por Ramon, logo aos 2 minutos, Philip empatou para o Manaus, mas nas penalidades, a estrela do goleiro Pedro Henrique brilhou com duas cobranças defendidas, e o Leão da Velha Serpa venceu por 6 a 5.
Com isso, o Penarol conquistou o terceiro título estadual de sua história, que chega após o bicampeonato de 2010 e 2011, num jejum de nove anos sem a taça. Se antes da partida o clube já era o maior campeão do interior, a vitória de hoje só aumentou o fato. Além do mais, impediu o tetracampeonato consecutivo do Manaus. Ambas as equipes já estavam classificadas e irão representar o Amazonas nas competições nacionais deste ano.
O jogo
Assim como na partida da semifinal, o Penarol conseguiu abrir o placar com um gol de bola parada, só que dessa vez, logo aos dois minutos de bola rolando. Alberto cruzou, a bola passou por todo mundo na área do Manaus e caiu para Ramon, que no lugar certo, empurrou pro gol e abriu o caminho do título. A partir daí, o Manaus tomou o controle da posse de bola e das ações ofensivas, insistindo para empatar o mais rápido possível, e quando o primeiro tempo já se caminhava pro final, uma blitz do Manaus resultou no empate.
Primeiro, Vinícius Barba arriscou de fora da área aos 38 minutos e Pedro Henrique fez uma defesaça, mas no minuto seguinte, Luis Fernando lançou Diego Rosa, que tocou para Philip na pequena área, o camisa 77 empurrou pro gol e deixou tudo empatado. O Gavião ainda chegou mais algumas vezes antes do apito para o intervalo, com direito a gol perdido na pequena área por Diego Rosa e bola no travessão de Guilherme Amorim.
A tônica do segundo tempo não foi diferente, com o Manaus martelando, já com peças novas, como Jackie Chan e Rafael Ibiapino no comando de ataque, mas o volume de jogo da equipe de Luizinho Vieira não foi suficiente para quebrar o ferrolho defensivo de Edmilson de Jesus. Com as equipes já demonstrando um certo cansaço, a decisão ficou para os pênaltis.
Disputa de pênaltis: Pedro Henrique herói
Nos pênaltis, Diego Rosa abriu o placar para o Manaus, em seguida, Thiago Spice, Márcio Passos, Vinícius Barba e Douglas Lima fizeram para o Esmeraldino. Pedro Henrique pegou as cobranças de Philip e Jackie Chan, e antes contou com o travessão na cobrança perdida por Rafael Ibiapino. No Penarol, perdeu o capitão Ivanzinho, mas marcaram Marcelo Cardoso, Iuri, Ronny, Douglas Reis, Ramon e João Lucas, na cobrança decisiva, fechou a conta para o maior campeão do interior.