(Foto: João Normando/FAF)
No estádio Gilbertão, em Manacapuru, Princesa do Solimões e São Raimundo brigam para saber quem enfrentará o Manaus na final do Campeonato Amazonense. O jogo de ida na semana passada terminou em 5 a 2 para o Tufão da Colina, que pode perder por até dois gols de diferença, que ainda assim chega à decisão. O Tubarão do Norte tem a vantagem do empate no placar agregado por ter feito uma primeira fase melhor, ou seja, um triunfo por três gols de diferença resolve a parada.
Além de se manter vivo na briga pelo título, o finalista garante calendário nacional para 2022: Copa do Brasil, Copa Verde e Série D. No último sábado (7), o Manaus garantiu o direito, com a vaga na quarta divisão sendo repassada ao Amazonas, que foi o melhor colocado depois do Gavião do Norte na primeira fase. O Tubarão não disputa uma competição nacional desde 2017, enquanto o jejum do Tufão da Colina é maior ainda, de 14 anos.
A transmissão deste e outros jogos da reta final do estadual são feitas na plataforma por assinatura BarezãoPlay, da Federação Amazonense de Futebol (FAF). O Esporte Manaus faz o “esquenta” dos jogos em sua página no Facebook, sempre trazendo as informações mais atualizadas sobre os nove clubes participantes. Para assinar a plataforma, são duas opções: o torcedor pode escolher pagar R$ 49,90 para ter acesso a todos os jogos, ou R$ 9,90 para ter acesso a um único jogo à la carte da fase final. Para saber mais ou tirar dúvidas, basta acessar o BarezãoPlay.
A
A
Após 10 jogos, o Princesa do Solimões conheceu sua primeira derrota na competição, e justo na fase semifinal. A desvantagem é grande, mas não desanimou os comandados de Aderbal Lana, que terá problemas para escalar o Tubarão do Norte para o principal jogo da temporada até aqui. A lista de desfalques começa pelo zagueiro Eric, um dos melhores do campeonato, que rompeu os ligamentos do joelho nos primeiros minutos do jogo de ida e passará por cirurgia. O volante Maicon Costa trata de um edema, também no joelho, e é outro que não deve mais jogar o Barezão.
Suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o lateral/meia Guilherme Lima e o atacante Thiaguinho também estão fora da decisão. Escalado como volante no jogo passado, Deurick retorna à linha de defesa na vaga de Eric, o artilheiro Frank também deve começar entre os 11. Lana deve mandar a campo: Rascifran; Tico, Marquinho, Deurick e Fabrício; Felipe Tiririca, Toró e Luciano; Jonas, Hayllan e Frank.
A
A
Em alta, o Tufão da Colina colocou um pé na final ao fazer 5 a 2 na ida, diante de uma equipe que até então estava invicta. A novidade no time será o lateral-direito Wendel, que cumpriu dois jogos de suspensão diante de Amazonas e Princesa, e volta ao time titular no lugar de Elivelton. As dúvidas para Sérgio Duarte escalar a equipe ficam por conta do lateral-esquerdo Miliano, que sente a parte posterior da coxa direita e joga no sacrifício desde a ida das quartas, e do atacante Hemerson, que trata de um estiramento na coxa esquerda e não entra em campo há quase um mês. A presença da dupla na partida não é confirmada, mas há a chance de surgirem ao menos entre os reservas.
Pensando numa possível vaga na final, o Tufão ainda tem seis jogadores pendurados com dois cartões amarelos: Matheus Melo, Pastor, Negueba, Tiago Amazonense, Rossini e Serginho Duarte. Sérgio Duarte deve mandar a campo em Manacapuru a mesma escalação do jogo de ida, com Wendel na lateral: Matheus; Wendel, Pastor, Guilherme Moller e Ivan; Serginho Duarte, Tiago Amazonense e Rafael Oliveira; Negueba, Rossini e Denis Maranhão.
A
A
A partida será comandada pelo árbitro Antônio Carlos Pequeno Frutuoso, que será auxiliado por Uesclei Regison Pereira dos Santos e Eliane Nogueira dos Santos. Já Elenildo Batista Rodrigues Júnior e Adonai Monteiro de Souza são o quarto e quinto árbitros, respectivamente.