(Foto: João Normando/FAF)
O Penarol encerrou a primeira fase da Série D batendo GAS-RR por 2 a 1 no último domingo (5), no estádio da Colina, e já vira as atenções para o mata-mata. O Leão da Velha Serpa terminou como terceiro colocado do grupo A1, com 24 pontos, e já descobriu o próximo adversário no mata-mata, que será o 4 de Julho, do Piauí, vice-líder do grupo A2. O primeiro jogo acontece no próximo fim de semana com mando do time amazonense e a volta na semana seguinte, no nordeste. Os detalhes serão confirmados em breve pela CBF.
Já classificado com duas rodadas de antecedência, o técnico Vaguinho Santos conseguiu utilizar essa partida para dar rodagem ao elenco e utilizar peças que não vinham atuando, como o atacante Yan, que marcou o primeiro gol, o meia Marcelo Cardoso, o atacante Sandrinho, o lateral Alex Barros e o goleiro Bruno Colaço, que voltou a jogar após punição do STJD.
O treinador destacou que agora todos do elenco tiveram minutagem em campo, e aproveitou para exaltar a campanha do Leão, que seguirá como único representante do Amazonas na quarta divisão.
“No primeiro tempo jogou uma equipe diferente do segundo tempo, alguns jogadores que não vinham atuando, pra pegar ritmo de jogo e quando eu precisar, estarem prontos já, então todos os jogadores do elenco já jogaram o campeonato. Agora é focar nessa semana, focar no 4 de Julho, que é uma equipe preparada, uma equipe boa, que tem um respeito muito grande, bem treinada, mas é aquela situação, o Penarol está preparado, uma equipe que entrou sob desconfiança, classificamos, os jogadores a diretoria estão de parabéns, acho que isso é o Penarol, com vontade, determinação, jogadores que querem, então acho que vamos fazer um bom mata-mata”, disse.
Com um elenco reduzido nas mãos e sem perspectiva de reforços, o técnico Vaguinho Santos trabalha para ter o elenco completo à disposição na segunda fase. Contra o GAS, o volante Sidney e zagueiro Alex foram poupados, por voltas recentes de lesão, além de estarem pendurados com dois cartões amarelos, e agora zerados.
Liberados do departamento médico, o lateral-direito Jair, zagueiro Pedrão e o meia Bruno Kabelo estão em fase de transição pós-lesões e devem retornar para pegar o 4 de Julho. Vaguinho atribuiu o desgaste também às longas viagens que a equipe interiorana precisa fazer na competição, mas poupou desculpas e manteve a confiança no grupo para avançar de fase.
“Alguns jogadores já tínhamos conversado que iriam ser poupados: Railson, Donavan, o próprio Bruno Fuso, porque o nosso desgaste não é dentro de campo, é o extracampo. Você vem até Manaus, pega um avião até Brasília, de Brasília até não sei onde. Acho que nosso time está preparado, o time que quer classificar, que quer subir, tem que passar por isso”, comentou.
*com colaboração de Kássio Junio