(Foto: Ismael Monteiro/Manaus FC)
O Manaus tem a chance de dar um importante passo no sonho do acesso à Série B do Brasileirão. Pela 17ª rodada da Série C, o Esmeraldino recebe o Ferroviário no estádio da Colina, às 15 horas (de Manaus) deste domingo (19). Em caso de vitória, de maneira inédita o Gavião do Norte estará garantido na segunda fase da competição com uma rodada de antecedência, sem depender de demais resultados.
No duelo do primeiro turno, o Ferrão venceu por 1 a 0 no Ceará. Atualmente, as equipes estão separadas por apenas dois pontos na tabela do grupo A, o Manaus começou a rodada na liderança com 25 pontos, mas caiu para o segundo lugar com a vitória do Paysandu sobre o Altos-PI no último sábado (18). O time cearense tem 23 e neste momento ocupa a sexta colocação, ainda busca uma vaga na zona de classificação.
A
A
Após o empate sem gols contra o Botafogo-PB na rodada anterior, o Manaus tem nova chance para vencer jogando em casa. Como tem sido habitual, semana de movimentações do clube no mercado, mas desta vez, para enxugar o elenco. Sem espaço no time, o camisa 10 Marcelinho entrou em acordo com a diretoria e rescindiu seu contrato amigavelmente, após 12 partidas e um gol marcado com a camisa esmeraldina.
O clube também aproveitou o início da Série B do Estadual para mandar três garotos ao Sul América: o volante Yuri, o meia Tabatinga e o atacante Alex terão mais minutos na temporada e ganharão rodagem na Segundinha. Para pegar o Ferrão, o técnico Evaristo Piza não contará com o atacante Rafhael Lucas, expulso na confusão pós-jogo contra o Belo. Denilson é o principal candidato a vaga. Seguem de fora e sem previsão de retorno o volante Márcio Passos e o goleiro Renan Rocha
Em contrapartida, três novidades: o meia Anderson Paraíba, desfalque de última hora no jogo passado, se recuperou de uma lesão muscular e volta à disposição, assim como o atacante Vitinho, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Outra opção ofensiva será Jackie Chan, relacionado por Piza pela primeira vez depois de seu período de empréstimo ao Fast.
O Gavião pode ir a campo para o jogo decisivo com: Gleibson; Edvan, Luis Fernando, Marcelo e Dudu Mandai; Guilherme Amorim (Derlan), Gilson Alves, Gabriel Davis e Daniel Costa; Diego Rosa e Denilson.
A
A
No meio da tabela, o Ferroviário não vinha em uma sequência tão boa até a última rodada. Após a derrota para o Volta Redonda na 15ª rodada, Francisco Diá pediu demissão e deu lugar a Anderson Batatais no comando técnico, retornando após boa passagem em 2020 e recentes trabalhos como auxiliar de Vagner Mancini em Atlético-GO, Corinthians e América Mineiro. A mudança surtiu efeito logo de cara, a equipe dominou e goleou o Paysandu por 5 a 1 jogando em casa, chega em alta.
O time funcionou melhor com a dupla Mauri e Berguinho no meio, assim como com Gabriel Silva e Edson Cariús na frente. Este último, marcou seu primeiro gol no retorno ao clube e com confiança, se torna uma boa notícia para o torcedor do Ferrim e um perigo ao Esmeraldino.
Sem desfalques, a tendência é que Batatais repita a escalação inicial que goleou o Papão, com: Rafael; Lázaro, Vitão, Richardson e Emerson; Sousa Tibiri, Emerson Souza e Mauri; Berguinho, Gabriel Silva e Edson Cariús.
A
A
A arbitragem da partida ficará por conta do paulista Douglas Marques das Flores, que será auxiliado por Evandro de Melo Lima e Luiz Alberto Andrini Nogueira, ambos também do quadro do São Paulo. Freddy Rafael Lopez Fernandez, do Amazonas, será o quarto árbitro.