Vale taça! Amazonas e Manauara duelam por título inédito do Campeonato Amazonense
Caçulas do futebol amazonense, Onça-pintada e Robô se enfrentam na tarde deste sábado (22), no Zamith, para definir campeão de 2023
Donos das melhores campanhas do Campeonato Amazonense 2023, Amazonas FC e Manauara voltam a se enfrentar neste sábado (22), às 15h30, em busca de um inédito título estadual para ambas as equipes. A partida será disputada no estádio Carlos Zamith. No duelo de ida, no mesmo local, na semana passada, empate sem gols.
O duelo que decide a 107ª edição, coloca frente a frente dois técnicos gaúchos, Rafael Lacerda e Cristian de Souza, que conduziram os clubes à final pela primeira vez na história. Por terem chegado à decisão, Amazonas e Manauara têm vagas garantidas na Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Brasileiro.
> Premiação: FAF apresenta troféus e medalhas do Barezão 2023
O confronto também tem uma disputa individual pela artilharia. O meio-campista capitão do Amazonas, Rafael Tavares, que foi eleito o “Caboco do jogo” cinco vezes, marcou 7 gols até aqui. Já o centroavante do Manauara, Iury Tanque, balançou as redes uma vez a mais, anotando 8 gols.
Amazonas
Líder da primeira fase, a Onça-pintada entra em campo com a vantagem do empate no placar agregado por ter terminado a fase inicial em primeiro lugar. Já no mata-mata, o Aurinegro eliminou Operário e Nacional até chegar na decisão. Pela primeira vez em sua história de quase quatro anos, o clube chega à final do Campeonato Amazonense. A equipe de Rafael Lacerda tem a melhor defesa da competição, com quatro gols sofridos em 11 jogos.
Para este confronto, o único desfalque no time do técnico Rafael Lacerda é o atacante Betinho, que segue com problema na panturrilha e está fora da partida. Todo restante do elenco está disponível e à disposição do treinador, que também busca seu primeiro título na carreira para cravar ainda mais seu nome na história do Amazonas.
Sem muitas surpresas, o Amazonas pode ir a campo com: Fabian Volpi; Yuri Ferraz, Alison, Thiago Spice e Renan Castro; PH, Xavier e Rafael Tavares; DG, Ruan (Miliano) e Luan Santos.
Manauara
Também na primeira decisão de Barezão de sua história, o Manauara foi o vice-líder da fase classificatória e precisa vencer para sagrar-se campeão. Dono do melhor ataque da competição com 29 gols marcados, o Robô passou por Rio Negro e Princesa do Solimões nas quartas e semifinais, respectivamente.
O técnico Cristian de Souza não contará com o zagueiro Erik, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo, mas terá o retorno do também zagueiro Bruno Cardoso, que cumpriu suspensão automática no jogo de ida. O meia Paulinho é outro que deve retornar aos relacionados.
Cristian poderá mandar a campo: Deijair; Bruno Cardoso, Diego Clemente e Vinícius; Luiz Renan, Ítalo, Ícaro, Paulinho (Chan) e Dal Pian; Marcelinho e Iury Tanque.
Ingressos
Ingressos podem ser adquiridos de forma antecipada no site ingressodevantagens.com.br, no valor de R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira). A bilheteria do estádio estará disponibilizando bilhetes a partir das 12h30. Os clubes também terão pontos de comercialização de camisas no local.
Arbitragem
A decisão será comandada pela árbitra FIFA Edina Alves Batista, de São Paulo. Ambos do quadro do Amazonas, Uesclei Regison Pereira dos Santos e Wendell Saraiva da Silva serão os árbitros assistentes 1 e 2, respectivamente.
No comando do VAR estará o amazonense Ivan da Silva Guimarães Júnior, que será auxiliado por Amanda Matias, de São Paulo e por Dimmi Yuri Cardoso, do Amazonas. Também árbitros locais, Halbert Luiz Moraes Bahia será o quatro árbitro e Noélia Chaves da Paixão a quinta.