Ícone do site Portal Esporte Manaus

Vale taça! Princesa e Manaus decidem o campeão amazonense de 2022 neste sábado

A bola rola às 15h30, no Estádio Gilbertão, em Manacapuru. Tubarão precisa de uma vitória simples e o Gavião de um empate

Dia de conhecer o grande campeão amazonense de 2022! Princesa do Solimões e Manaus se enfrentam às 15h30 deste sábado (2), no Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru, pelo segundo jogo da final. Na ida, realizada na Arena da Amazônia, o Gavião do Norte venceu por 2 a 1 e abriu vantagem. Na decisão, qualquer vitória simples dá o segundo título ao time da casa, por outro lado, o Manaus garante o bicampeonato seguido com um empate.

Ingressos foram colocados à venda na última sexta-feira na bilheteria do Gilbertão e a expectativa é de casa cheia no interior. Para o torcedor que não conseguir comparecer ao estádio, a partida será transmitida ao vivo na plataforma Barezão Play, na TV A Crítica e no YouTube da emissora.

Palco da decisão: Gilbertão deve receber mais de 6 mil pessoas

Caminho até a final

Campeão em 2013 no mesmo palco da decisão deste sábado, o Princesa busca o segundo título estadual nove anos depois, com o apoio da torcida. Mas até chegar na briga direta pela taça, o Tubarão teve grande trajetória. Pelo segundo ano consecutivo, o time dirigido por Aderbal Lana terminou a primeira fase de maneira invicta, desta vez como líder isolado, com 25 conquistados dos 33 pontos disputados.

As quartas de final reservaram um dérbi contra o Operário. Fazendo valer da vantagem que tinha, o Princesa deixou o rival pelo caminho com dois empates. Nas semifinais, a equipe perdeu a invencibilidade para o embalado Fast na ida, mas reverteu no jogo de volta aproveitando a pressão do Gilbertão para chegar novamente à final. O retrospecto do time na competição aponta 62,5 % de aproveitamento, fruto de oito vitórias, seis empates e duas derrotas em 16 jogos.

Como chega o time?

Lana tem possíveis baixas por lesão: os volante Koffi, Juci e Toró apresentaram queixas nas últimas partidas e chegam como dúvidas para esta partida. Um desfalque certo e que deve ser bastante sentido é do lateral-esquerdo Miliano, um dos principais jogadores da competição, dono de cinco gols e seis assistências. Ele estava pendurado com dois cartões e tomou o terceiro no jogo de ida, mesmo no banco de reservas após ter sido substituído, está suspenso.

Jogador com mais participações diretas em gols, Miliano está fora da decisão

Por outro lado, o atacante Dedê está à disposição após cumprir suspensão. Dito isso, uma provável escalação inicial do Tubarão do Norte tem: Luis Paulo; Eric, Ivanzinho e Rodolfo; Carlinhos, Baé (Toró ou Juci), Felipe Tiririca e Fabrício (Luciano); Dedê e Max.

Caminho até a final

Atual campeão estadual, o Manaus vai em busca do seu quinto título em seis anos. O Gavião do Norte esteve em todas as finais desde 2017. Mas para chegar em mais uma decisão, o Esmeraldino precisou primeiro avançar ao mata-mata. E na primeira fase, a equipe de Evaristo Piza terminou em 3º lugar com 22 pontos, três a menos que o líder Princesa.

Já no primeiro confronto eliminatório, o Manaus precisou contar com a vantagem por ter terminado à frente do Manauara na primeira fase. Após dois empates em 1 a 1, com direito a um gol nos minutos finais do jogo de volta, o Gavião passou pelo Robô. Nas semifinais, o adversário foi o maior campeão estadual, Nacional. Desta vez sem a vantagem do empate, o Esmeraldino venceu o jogo de ida por 1 a 0 e depois ficou no 2 a 2, carimbando sua vaga à final.

Com a vitória por 2 a 1 no jogo de ida da final, o Gavião chega ao jogo decisivo deste sábado com um aproveitamento de 64,5%, após oito vitórias, sete empates e uma derrota na competição.

Como chega o time?

Além de jogadores que já estão fora há algumas partidas, como é o caso de Rafael Rosa, Lucas Paranhos e Alvinho, Evaristo Piza também não poderá contar com o zagueiro e capitão, Paulo Sérgio. Por outro lado, o Esmeraldino terá os retornos do volante Felipe Baiano e do meia Júnior Palmares, que voltam de suspensão.

Paulo Sérgio levou o terceiro cartão amarelo e está fora da decisão em Manacapuru

Dentre ausências e retornos, Piza deverá levar a campo o seguinte time: Reynaldo; Gutierrez; Claudinho, Rayne e Renan; Felipe Baiano, Gilson e Palmares; Thiaguinho, Silvano e Ibiapino

O responsável por conduzir o apito será o venezuelano Freddy Rafael Lopez Fernandez. Os árbitros assistentes serão Anne Kesy Gomes de Sá e Wendell Saraiva da Silva. Weden Cardoso Gomes auxiliará como quarto árbitro.

Sair da versão mobile