Fora de casa, Penarol bate Galvez-AC por 3 a 1 e cava lugar no G4
(Foto: Reprodução/Eleven Sports)
O Penarol deu um importante passo para a classificação à segunda fase da Série D, neste domingo (15). O time amazonense venceu o Galvez, na Arena da Floresta, em Rio Branco (AC), por 3 a 1, em partida válida pela 11ª rodada da primeira fase da competição. Diego Vitor, Alex Flávio e Railson fizeram os gols do Leão da Velha Serpa, Alesson descontou para o Imperador. O resultado fez com que o Penarol trocasse de “posto” com o time acreano, ocupando agora a terceira colocação do grupo A1.
Primeiro tempo: Leão domina e constrói vantagem com facilidade
Escalado sem surpresas no time titular, o Penarol não poderia ter começado a partida no Acre de maneira melhor. Logo aos dois minutos, Railson carregou pelo meio, tocou para Gleisinho, que achou Diego Vitor fazendo o “facão” na defesa adversária, o camisa 7 bateu de primeira no cantinho do goleiro, abrindo o placar para o Leão.
Naturalmente, o Galvez ensaiou uma pressão para tentar o empate de imediato, acabou oferecendo espaços para o Penarol, que esperava para sair em velocidade. Em nova jogada coletiva, construída com facilidade, Railson tabelou com Felipe Tiririca pela esquerda, chegou a linha de fundo e cruzou consciente na marca do pênalti, onde estava o zagueiro Alex Flávio, livre de marcação, que chapou no canto esquerdo de Rander, fazendo o 2 a 0, aos 21 minutos.
Com o jogo controlado, o Penarol botou a bola no chão para administrar o resultado e não cansar a equipe. Aos 37 minutos, a situação que já não era boa para o Galvez, sinalizou que poderia piorar: o meia Radames deixou o braço no lateral Clebson Boca e acabou expulso. Seis minutos depois, Railson cobrou falta lateral direto pro gol e fez Rander trabalhar. Fim de primeiro tempo, vitória até então tranquila para o Leão da Velha Serpa
Segundo tempo: Galvez ensaia reação, mas Penarol aproveita jogador a mais
Se a etapa inicial teve o começo dos sonhos para o Penarol, no segundo tempo, inverteu o lado. O Galvez saiu para pressionar e conseguiu uma penalidade máxima logo com um minuto de jogo, em tentativa de cruzamento na área, o atacante Alesson foi empurrado nas costas pelo zagueiro Alex Flávio. No minuto seguinte, o próprio Alesson cobrou no meio do gol de Fuso, que caiu para o lado esquerdo, diminuindo para o Imperador.
Mesmo com um jogador a menos, a equipe da casa se lançou ao ataque para buscar o empate, enquanto o Penarol se armou para explorar o erro e tentar matar o jogo no contra-ataque. Aos 17 minutos, Railson roubou a bola no meio, tocou para Bruno Kabelo, que acertou um belo passe nas costas da defesa para Diego Vitor, cara a cara com Rander, o camisa 7 estava livre de marcação, tentou bater na saída do goleiro, que defendeu com os pés.
O técnico Vaguinho Santos tratou de mexer na equipe e colocou pra frente. Aos 27 minutos, Rodriguinho chutou de fora, Rander defendeu e ofereceu rebote para Railson, que chutou encobrindo o goleiro, fazendo 3 a 1 e aniquilando qualquer chance de reação do Galvez. O terceiro gol desanimou o mandante, que cedeu à pressão do Penarol e quase tomou mais. Imparável, Railson novamente cobrou falta venenosa para defesa de Rander no canto. O atacante Felipinho ainda arriscou dois chutes perigosos, mas defendidos por Bruno Fuso, fim de papo em Rio Branco.
Panorama e próximos jogos
O resultado em solo acreano foi fundamental para o Penarol na classificação, o clube chegou a 17 pontos, ultrapassou o próprio Galvez na tabela, chegando à terceira posição do grupo A1.
Na 12ª rodada, ambas as equipes encaram duelos estaduais, o Leão da Velha Serpa recebe o Fast em Itacoatiara no domingo (22), às 15 horas (de Manaus). No mesmo dia, às 17h30 (de Brasília), o Imperador encara o Atlético Acreano.
Pingback: Vice-artilheiro do Penarol, Diego Vitor foca na classificação: "Objetivo principal"