Com emoção e festa, Prefeitura de Manaus realiza abertura da XXII Olimpíada da Terceira Idade
O evento voltou a acontecer após dois anos e vai até o próximo dia 23, com mais de 2,5 mil idosos competindo em 14 modalidades
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), realizou na última quinta-feira (15), a abertura oficial da 22ª edição da Olimpíada da Terceira Idade. O evento, que não acontecia desde 2019, em virtude da pandemia da Covid-19, teve sua cerimônia inicial realizada no Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na rua Rio Mar, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da capital amazonense.
A competição que visa incentivar a prática esportiva e estimular a qualidade vida aos idosos, conta com 25 grupos inscritos, de várias unidades do Centro de Esporte e Lazer (CEL) na capital, e dois de municípios da região Metropolitana, de Iranduba e Cacau Pirêra.
A cerimônia de abertura foi marcada por vários momentos emocionantes, como o desfile das bandeiras e a apresentação dos grupos participantes. Além disso, os presentes prestaram uma homenagem aos idosos-atletas que faleceram em decorrência da Covid-19, representados na ação por balões brancos. A idosa Eliane Corales, 70, não conseguiu esconder a emoção de poder participar da edição dos jogos. Ela frisou estar feliz com a volta das atividades.
“Muita felicidade, pois estamos todas vivas, graças a Deus. Perdi duas pessoas da família nessa pandemia, mas estou feliz por ter voltado ao normal e a possibilidade de confraternizar com os colegas no evento”, contou.
De acordo com o diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, a realização do evento celebra a volta a normalidade e a vida, com mais de 2,5 mil atletas da terceira idade participando das competições esportivas.
“Esse evento marca não só a retomada dos jogos da terceira idade, mas celebra a vida. Estamos retornando de um período que entrou pra história de maneira negativa mundialmente falando, que foi a pandemia. Gratificante retornar com o evento, com mais de dois mil e quinhentos jovens da terceira idade”, destacou.
Presente na cerimônia representando o prefeito de Manaus, David Almeida, a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, destacou a importância da atividade para estimular que os idosos saiam de casa e participem de atividades nos diversos projetos espalhados pela capital amazonense.
“Nós da saúde só temos que colaborar, porque a atividade física precisa ser incluída nas nossas atividades diárias como forma de prevenção de várias doenças. Além de tirar nossos idosos de casa, fazer que com que a convivência social seja nessa alegria, que eles pratiquem atividades e melhorem a saúde”, concluiu.
A Olimpíada da Terceira Idade acontecerá até a próxima sexta-feira (23) e terá as disputas distribuídas pelo Parque do Idoso; Vila Olímpica, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste; e no Clube do Trabalhador do Sesi, na avenida Cosme Ferreira, zona Leste.
Ao todo, são 14 modalidades em disputa: tênis de mesa, gerontovoleibol, dominó, bocha, malha, chute a gol, futpênalti, taco no disco, boliche, lance livre na cesta, lançamento ao alvo, jogo de argolas, natação e concurso de dança.
Com informações da Assessoria de Comunicação da FME