Amazonas faz 3 a 0 no São Raimundo, alcança liderança e enfrenta o Operário nas quartas do Barezão
Onça-pintada fechou a primeira fase na liderança do grupo A, enquanto o Tufão espera definição do grupo B
Em duelo válido pela 5ª e última rodada da primeira fase, o Amazonas venceu o São Raimundo por 3 a 0, nesta quarta-feira (7), no Estádio da Colina, alcançou a liderança do grupo A e avançou para enfrentar o Operário nas quartas de final do primeiro turno da competição. Rafael Tavares, William Barbio e Xavier marcaram os gols da segunda vitória da Onça-pintada no Barezão.
O jogo
Em um início de jogo muito truncado e com algumas paralisações, a primeira chance veio aos quatro minutos. Sassá avançou pela esquerda e rolou para Rafael Tavares, que um lindo drible encobrindo o goleiro Douglas e concluiu para o gol, mas Gabriel Lisboa salvou em cima da linha. Aos 10, novamente Tavares, que desta vez, emendou de primeira e mandou por cima do gol.
Dois minutos depois, Tavares lançou para Renan Castro, que ajeitou de primeira, para a área, onde Patric finalizou e Douglas fez a defesa. Aos 17, Diego Torres cobrou falta na direção do gol, Douglas espalmou e Alison completou para o fundo das redes, mas o zagueiro já estava em posição irregular, segundo a arbitragem.
A pressão da Onça-pintada seguiu e aos 23 minutos, veio o primeiro gol da partida. Alison lançou para Patric na direita, o lateral foi no fundo e rolou para Tavares, que completou de direita para o gol.
Segundo tempo
Em desvantagem, o Tufão voltou mais ofensivo e teve chances de empatar a partida logo nos minutos iniciais da segunda etapa. Ainda antes do cronômetro completar o primeiro minuto, Marquinho cobrou falta na área e Léo Salgado completou de cabeça com perigo para fora.
Na sequência, Marquinhos acionou Jr Morango, que ajeitou para o meio da área, mas Lucas Peteca não alcançou. Aos dois minutos, Peteca roubou no ataque, tocou para Léo Salgado, que ajeitou de letra para Marquinhos e o camisa 11, na cara do gol, mandou para fora.
Depois de resistir à pressão, o Amazonas respondeu aos sete minutos com Sassá, que completou cruzamento de William Barbio de primeira, mas por cima do gol. Dois minutos depois, o Tufão chegou de novo. Seninha fez boa jogada pelo meio e tocou para Lucas Peteca dentro da área, mas o camisa 9 finalizou fraco nas mãos de Edson Mardden.
E novamente aos 23 minutos, o Amazonas chegou ao segundo gol e fez valer o ditado futebolístico “Quem não faz, leva”. Ailton recebeu pela esquerda e achou ótimo passe para Barbio, que já dentro da área, bateu com a parte externa do pé e fez o 2 a 0. Já aos 36, a Onça ampliou a vantagem. Xavier cobrou falta com força e venceu a barreira e o goleiro Douglas para colocar o 3 a 0 no placar.
O Caboco do Jogo
Ao final do duelo, o volante Xavier, do Amazonas, foi eleito o “Caboco do Jogo”, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes na partida.
Panorama e próximas partidas
Atualmente 3º colocado no grupo B com cinco pontos, o São Raimundo avança para enfrentar Manauara ou RPE Parintins nas quartas de final, como visitante. Já o Amazonas terminou na liderança do grupo A, com oito pontos, e terá o Operário como adversário na próxima fase, em casa.
Serão jogos únicos, com vantagem do mando e empate aos times melhores colocados. As partidas devem acontecer já neste fim de semana, com datas, locais e horários a serem divulgados pela FAF.
Confira os melhores momentos