Com 16 equipes, FAF define grupos e formato de disputa da Copa Amazonas Sub-20 em conselho técnico
Competição inédita começa dia 18 de maio e dará vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2025 ao campeão
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) se reuniu com os clubes inscritos para o primeiro Conselho Técnico da inédita Copa Amazonas Sub-20, nesta sexta-feira (26/04), no auditório Antônio Prudente da Costa, na sede da Federação. A reunião foi comandada pelos Diretores de Competições, Cláudio Nobre e Thiago Durante, além do Secretário Geral, Rodrigo Novaes.
Estiveram presentes os representantes dos clubes: Fast, Librade, Presidente Figueiredo, Nacional, Amazonas, Manaus, Paramazonas, Sul América, Cliper, Sete, São Raimundo, RB do Norte, São Paulo Amazonas, Inter Academy e CDC Manicoré participaram do encontro. O representante do Princesa do Solimões justificou a ausência. O campeão garante vaga na maior competição de base do Brasil, a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Com previsão de início para o dia 18 de maio, a Copa Amazonas Sub-20 conta com 16 clubes inscritos. Na reunião, foram discutidos assuntos como, calendário, chaveamento, dentre outras pautas. Thiago Durante, que também é especialista em categorias de base, avaliou a reunião e revelou a expectativa para o início dos jogos.
“A reunião foi proveitosa. Esclarecemos todos os pontos com os representantes dos clubes e acredito que teremos um grande campeonato, onde não tenho dúvidas que atletas promissores irão surgir. A base sempre será uma das prioridades para a FAF e vamos trabalhar para termos um campeonato de alto nível técnico”, afirmou.
Estreante nas categorias de base em 2023, a Liga de Presidente Figueiredo ficou em quinto lugar na temporada passada no Campeonato Amazonense Sub-20, mas já garantiu a participação na primeira Copa Amazonas Sub-20 deste ano. O presidente, Robson Eloi, que participou da reunião na sede da FAF afirmou que a equipe está treinando forte e contou que Presidente Figueiredo terá campo próprio.
“Nossa expectativa é grande, tanto que já estamos trabalhando. As atividades são voltadas a parte física, mas também com bola. Queremos brigar pelas posições de cima e precisamos mostrar nossa força, afinal, agora temos nosso próprio palco para jogar. Na próxima terça-feira vamos inaugurar o estádio Larissa Silva. Uma grande conquista para o futebol do nosso município. Ano passado, tivemos o quinto melhor desempenho e esse ano vamos em busca do título”, completou.
Formato da Copa Amazonas Sub-20
A entidade máxima do futebol amazonense prioriza a democracia, portanto, as decisões a respeito da competição, como chaveamento e mata-mata, foram votadas pelas equipes participantes na reunião.
A Copa Amazonas terá duas chaves com oito times. Os seis melhores de cada se classificam, onde os dois primeiros avançam direto para a semifinal. As equipes da chave A enfrentam as da chave B. Nas quartas de final, vão se enfrentar os times do próprio grupo, sem cruzamento com o outro. Em todas as fases eliminatórias, serão partidas únicas e sem vantagem de empate.
Chaveamento da Copa Amazonas Sub-20
Chave A: Fast Clube, Nacional, Amazonas, Sul América, Cliper, RB do Norte, São Paulo Amazonas e Princesa do Solimões.
Chave B: Librade, Presidente Figueiredo, Manaus, Paramazonas, Sete, São Raimundo, Inter Academy e CDC Manicoré.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Federação Amazonense de Futebol (FAF)