Manaus sai atrás, mas arranca empate do Paysandu, pela Copa Verde
(Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu)
Em partida disputada no estádio Bezerrão, em Brasília, Manaus e Paysandu empataram em 1 a 1 na tarde desta quarta-feira (3), pela ida das quartas de final da Copa Verde de 2020. Yan marcou para o time paraense ainda no primeiro tempo e Jack Chan, num lance polêmico validado pela arbitragem, empatou a partida na segunda etapa.
As equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo (7), no estádio do Mangueirão, em Belém, às 15 horas (de Manaus), pela partida de volta. Uma vitória simples para qualquer um dos lados garante a classificação. Em caso de novo empate, a vaga para pegar Remo ou Independente-PA nas semifinais da Copa Verde de 2020 será decidida nos pênaltis.
O jogo
O treinador Luizinho Vieira manteve a base da equipe que vinha atuando e mudou apenas uma peça ao promover a estreia do volante Vinícius Barba na vaga de Gilson Alves, desfalque por covid-19. Mesmo com o retorno de Gleibson, que juntamente com Barba também se recuperou do vírus, Rafael foi o escolhido para a meta e ainda carregou a faixa de capitão da equipe.
O jogo no Bezerrão começou debaixo de chuva, com ambas as equipes pressionando quando o adversário tinha a posse da bola. A primeira chance clara foi do Paysandu aos 12 minutos com Marlon, que recebeu bom cruzamento de Yuri pela direita e cabeceou por cima do gol. O Gavião respondeu aos 17 minutos após uma paciente troca de passes e movimentação, Douglas Lima achou Tiago Costa livre na esquerda, o camisa 6 cruzou na área e Jack Chan, livre, pegou mal de cabeça, finalizando para fora.
Sem conseguir criar oportunidades de gol pelo chão, o time paraense aproveitou a bola aérea para abrir o placar aos 23 minutos. Bruno Collaço cobrou escanteio do lado esquerdo, o zagueiro Yan aproveitou o vacilo da marcação e nem precisou pular alto para testar no alto do gol esmeraldino, fazendo 1 a 0 para o Paysandu.
O time de Luizinho Vieira demonstrou não sentir o gol sofrido e manteve o ritmo ao criar duas chances em sequência minutos depois. Primeiro com Douglas Lima arriscando um voleio da entrada da área, que passou tirando tinta da trave. Em seguida com Davis, que recebeu no meio depois de tabelar com Jack Chan e bateu forte no alto, a bola desviou e passou muito perto do gol. Até o fim do primeiro tempo, o Manaus exerceu uma pressão no campo de ataque, mas parou na linha de três zagueiros bem postada pelo Papão.
Segundo tempo
Sem alterações no intervalo, o Manaus voltou como terminou a primeira etapa: ocupando o campo de ataque e sendo interceptado pela defesa adversária. Aos sete minutos, Spice pegou uma sobra de um escanteio, ganhou na velocidade pela direita e cruzou na medida para Douglas Lima, que cabeceou para a defesa do goleiro Paulo Ricardo, no reflexo.
Aos 18 minutos, Luizinho mandou a campo o atacante Philip e o estreante Erivélton. Logo no primeiro toque na bola com a camisa do Manaus, o meia teve a oportunidade de gol mais clara da partida, saiu sozinho na cara do goleiro do Paysandu depois de ser lançado por Jack Chan, escolheu o canto, mas Paulo Ricardo esticou a perna direita e evitou o empate.
Depois de tanto insistir, o Gavião chegou ao gol aos 26 minutos, num petardo de Jack Chan. O camisa 96 recebeu de Edvan, carregou da ponta esquerda pra dentro e mandou um chute forte em direção ao ângulo, a bola bateu no forquilha e no chão, os jogadores seguiram o lance normalmente, contudo, o bandeira correu em direção ao meio do campo e confirmou o gol, gerando muita reclamação por parte dos atletas do time paraense. A partida ficou paralisada por seis minutos, mas a arbitragem manteve a decisão, confirmando a igualdade no Bezerrão.
O Manaus foi pra cima em busca da virada e o Paysandu buscando encaixar um contra-ataque para voltar à frente no placar, mas nada mais que pudesse mudar o panorama da partida aconteceu. Sem vencedores no primeiro duelo.