Remo vive reformulação no elenco após acesso à Série B
(Foto: João Normando)
Após o sufoco contra o Independente-PA, que terminou em classificação suada nos pênaltis, o Remo se garantiu nas semifinais da Copa Verde para enfrentar o Manaus FC. O primeiro duelo entre as equipes acontece neste sábado, às 16 horas (de Manaus), na Arena da Amazônia.
Vice para o Cuiabá em 2015, o Leão Azul tenta alcançar sua segunda final, melhor campanha do clube no atual formato da competição. O sorteio realizado pela CBF na última semana definiu a volta para o Mangueirão no próximo sábado (20), além de anunciar que o vencedor do confronto jogará o segundo jogo da finalíssima como mandante.
Os times voltam a se encontrar passados os dois confrontos pela última Série C, que teve duas vitórias do time paraense. No Mangueirão, o Leão venceu por 1 a 0 pelo primeiro turno e na Arena da Amazônia, a duas rodadas do fim da primeira fase, voltou a bater o Gavião do Norte por 2 a 0, se classificou e acabou com as chances do time amazonense de avançar ao quadrangular final.
Adeus ao ídolo e reformulação pós-acesso
A campanha histórica na última Série C terminou com um vice-campeonato e o retorno à segunda divisão do Campeonato Brasileiro 13 anos depois, mas desde lá, muita coisa vem mudando pelo lado azulino. Dez atletas deixaram o clube ao fim da competição, entre eles, o lateral-esquerdo Dudu Mandai, que acabou se mudando para o Manaus, e o ídolo Eduardo Ramos, que inclusive revelou nesta semana uma procura do próprio clube Esmeraldino.
Gilberto Alemão, Ricardo Luz, Charles, Gelson, Julio Rusch e Carlos Alberto foram os demais que não tiveram seus contratos renovados para a temporada, além dos atacantes Tcharlles e Salatiel – autores dos gols do último duelo contra o Manaus – que estavam emprestados e retornaram aos clubes de origem. Para a Copa Verde, a diretoria optou por mesclar os remanescentes com 13 jovens das categorias de base enquanto trabalha nos bastidores para reforçar o time.
Além das renovações de contrato, até o momento foram contratados os laterais Wellington Silva e Thiago Ennes, o atacante Renan Gorne e o volante Anderson Uchôa, vindo direto do rival Paysandu. Do quarteto, apenas Wellington foi inscrito a tempo para a competição e poderá enfrentar o Manaus.
Para a partida, o Remo terá os retornos do técnico Paulo Bonamigo, recuperado de covid-19, e do zagueiro Fredson, que se lesionou na final da Série C e estava fora desde então. Com isso, o Leão pode ir a campo com: Vinícius, Wellington Silva, Fredson (Mimica), Rafael Jansen e Marlon; Kevem, Pingo e Felipe Gedoz; Lailson, Wallace e Augusto.