Um dia após garantir vaga na Série D, Fast desiste de disputar o Barezão 2021
(Foto: Antônio Assis/FAF)
O Fast surpreendeu na noite desta terça-feira e comunicou, com uma nota oficial, a sua desistência de participar do Campeonato Amazonense de 2021. A decisão vem apenas um dia depois de o clube conquistar calendário para o segundo semestre, ao bater o São Raimundo por 1 a 0 e garantir o terceiro lugar no Campeonato Amazonense de 2020.
Na nota divulgada, o Fast justifica sua ausência no Estadual relatando problemas financeiros gerados pela pandemia e deixando sub-entendida a dificuldade para formação de um elenco competitivo. Confira a nota na íntegra:
“COMUNICADO
O Fast Clube, protocolou nesta terça-feira expediente na Federação Amazonense de Futebol comunicando ausência de interesse em disputar o Campeonato Amazonense de Futebol – Edição 2021, considerando o complexo momento que vivemos hodiernamente, em razão da pandemia de covid-19 que assola o mundo inteiro e que prejudicou seriamente nossa agremiação nas partidas decisivas do acesso a Série C do Campeonato Brasileiro de 2020.
Por sua vez, é sábido que os jogos do Estadual de 2021 serão disputados sem a comparência de público, afigurando-se, por conseguinte, deficitário do ponto de vista financeiro, recaindo sobre os clubes mandantes todas as despesas concernentes a arbitragem, quadro móvel etc., implicando em sérios prejuízos a já combalida situação dos clubes amazonenses, ressalvado o fato de que o Fast disputou no ano de 2020 quatro competições (Estadual, Copa do Brasil, Série D e Copa Verde), demandando altos custos de janeiro de 2020 até março de 2021.
Outrossim, durante seus 90 (noventa) anos de história, o Fast Clube se notabilizou por honrar com seus compromissos financeiros assumidos, não sendo razoável agora, diante de tais circunstâncias, o clube disputar uma competição que se afigura inquestionavelmente deficitária, colocando em risco a credibilidade e o bom nome de nossa instituição (quase) secular.
De outra sorte, não parece condizente com a história e tradição do clube, disputar uma competição como mero coadjuvante quando, ao longo dos últimos 15 anos, o Fast sempre figurou entre os três melhores no ranking das competições estaduais, restando garantida, outrossim, nossa participação em todas as competições das categorias de base, buscando não só a formação de novos valores para a disputa de competições profissionais futuras, mas também e, principalmente, por compreendermos a relevante contribuição social do esporte para a formação dos jovens em nossa sociedade.
Não obstante, nossa ausência no Estadual de 2021 nos permitirá concentramos toda nossa atenção para a conclusão de alguns projetos administrativos em andamento, nos ensejando a certeza de voltar a Série A do campeonato amazonense em 2022 grandemente fortalecidos, como nos permite, aliás, o regulamento específico da competição vigente.
No referente a nossa participação no Campeonato Brasileiro da Série D – Edição 2021, tal decisão será tomada oportunamente, eis que a competição se iniciará somente em meados do mês de maio do ano em curso.
No ensejo, apresentamos nossas escusas ao nosso fiel e leal torcedor, assegurando que envidaremos todos nossos esforços no sentido de dotar nosso tricolor de aço de condições plenas, estruturais e financeiras para voltamos mais fortes, mais vivos e lutando por novas conquistas.
A DIRETORIA“, diz a nota.
A estreia do Fast seria contra o Clipper em data, local e horário a definir. Sem o Rolo Compressor, a competição segue com o atual campeão Penarol, Manaus, São Raimundo, Amazonas FC, Nacional, Iranduba, Princesa, Clipper e JC FC.
Pingback: A um mês da Série D, Fast ainda busca recursos para confirmar participação – Portal Esporte Manaus