Esporte local

Atletas do “Manaus Olímpica” finalizam Brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo com 13 medalhas

Delegação com 45 atletas aprovados em seletiva da FME foi até Barueri (SP) com apoio da Prefeitura de Manaus, com passagens aéreas e ajuda de custo

A delegação do programa “Manaus Olímpica” fechou a participação na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu com 13 medalhas conquistadas em Barueri (SP). Ao todo, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), apoiou 45 atletas de todas as categorias com passagens aéreas e ajuda de custo.

A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) de 20 a 28 de abril, no ginásio José Corrêa, e reuniu mais de 8 mil atletas do país. Essa é a maior competição do esporte em âmbito nacional e considerada uma das mais competitivas do mundo.

Ao todo, os atletas do programa “Manaus Olímpica” conquistaram cinco medalhas de ouro, duas medalhas de prata e outras seis medalhas de bronze. Destaque para as conquistas de medalhas de ouro, com 100% de eficiência feminina. Maria Eduarda, Luane Carvalho, Andreza Carvalho e Juliana Gonçalves subiram ao lugar mais alto do pódio.

Além das passagens aéreas, os competidores receberam uma ajuda de custo no valor de R$1 mil para hospedagem e alimentação durante a estadia em Barueri. O diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, avaliou o desempenho dos atletas apoiados pela prefeitura.

“O resultado foi positivo, o mais importante é que os atletas conseguiram competir em alto nível com o suporte da prefeitura de Manaus. Além das passagens, esse ano nós conseguimos ajudar com a ajuda de custo de mil reais para cada atleta. A cada ano pretendemos evoluir no apoio a esse esporte que é tão forte aqui em Manaus. Seguimos a determinação do prefeito David Almeida, que é de levar o esporte para os mais necessitados, e nós como Fundação Manaus Esporte estamos fazendo isso com excelência”, destacou.

Para participar do Brasileiro de Jiu-Jitsu com o apoio da prefeitura, os competidores foram qualificados em uma seletiva realizada em março, que teve mais de 1.300 inscritos. A segunda leva de atletas vai competir na segunda etapa do Brasileiro, prevista para junho deste ano.

Para o medalhista Orlando Neto, a experiência de disputar um campeonato do nível do Brasileiro foi enriquecedora. O atleta agradeceu o apoio da prefeitura.

“O Brasileiro foi muito bom, proveitoso. Cada luta foi duríssima e é uma emoção muito grande, porque foi minha primeira vez e foi sensacional viver, aprender, lutar, viver aquilo. Quero agradecer muito a prefeitura por ter proporcionado essas passagens, a ajuda de custo, foram dias muito especiais”, celebrou.

Atletas medalhistas no Brasileiro de jiu-jitsu 2024

Maria Eduarda – dois ouros
Luane Carvalho – um ouro e um bronze
Tony Barros – um bronze
Rayssa Pereira – um bronze
Kyndrya Santos – um bronze
Orlando Neto – uma prata
Karley Antunes – uma prata
Thiago Andrade – um bronze
Andreza Carvalho – um ouro
Ted Braga – um bronze
Juliana Gonçalves – um ouro

Com informações da Fundação Manaus Esporte (FME)