Clube é acusado de ter cometido manipulação de resultado em jogo do Campeonato Amazonense 2023
Na tarde desta terça-feira (28), o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, esteve na Delegacia Geral para entregar um dossiê ao delegado-geral, Bruno Fraga, sobre a suspeita de que o Iranduba esteja envolvido na manipulação da partida contra o Amazonas FC, pela 5ª rodada do Campeonato Amazonense 2023.
Acompanhado do diretor jurídico da FAF, Hugo Ribeiro, Rozenha entregou um dossiê com uma síntese das evidências relatadas pela empresa Sportradar, a pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e requereu a instalação de um inquérito policial para apurar infração penal praticada por atletas, dirigentes do Iranduba e outros envolvidos.
“É inadmissível que no esporte mais popular do mundo, condutas como a praticada pela Iranduba sejam aceitas. Vamos coibir a prática delituosa e salvaguardar a ordem pública. Queremos identificar cada um dos envolvidos, pelos crimes de Estelionato (artigo 171 do Código Penal) e outros que possam surgir no transcurso das investigações”, disse o presidente.
O delegado-geral, Bruno Fraga, garantiu que vai empreender a diligências para verificar a veracidade do fato: “Constatando o crime, iremos entregar para a justiça para que os eventuais criminosos sejam responsabilizados”, afirmou.
> Leia também: “Decisão foi arbitrária”, Iranduba contesta punição da FAF e garante inocência em caso de manipulação de resultados
Entenda o caso
Na última segunda-feira (27), a Federação Amazonense de Futebol (FAF) puniu o Iranduba com suspensão por dois anos, pagamento de multa de R$ 100 mil e o consequente rebaixamento à segunda divisão do Estadual ao Iranduba, por conta de uma possível manipulação de resultados.
As evidências de manipulação foram apresentadas em relatório investigado e elaborado pela CBF, solicitado pela entidade amazonense. O duelo analisado e atestado foi entre Iranduba e Amazonas, pela 5ª rodada do Campeonato Amazonense de 2023. A partida aconteceu no último dia 12 de fevereiro, no estádio da Colina, e terminou com goleada da Onça-pintada por 7 a 0.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Federação Amazonense de Futebol (FAF)