Amazonas FCBarezão 2023Esporte localIrandubaMais Lidas

Manipulação de resultados: FAF apresenta relatório de evidências e suspende o Iranduba por 2 anos

O duelo analisado foi entre Iranduba e Amazonas, pela 5ª rodada do Barezão. Hulk está automaticamente rebaixado à segunda divisão

Meses depois do escândalo descoberto na Série B, o futebol amazonense teve escancarado mais um caso de manipulação de resultados nesta segunda-feira (27). A Federação Amazonense de Futebol (FAF) anunciou a suspensão por dois anos, pagamento de multa de R$ 100 mil e o consequente rebaixamento à segunda divisão do Estadual ao Iranduba.

As evidências de manipulação foram apresentadas em relatório investigado e elaborado pela CBF, solicitado pela entidade amazonense. O duelo analisado e atestado foi entre Iranduba e Amazonas, pela 5ª rodada do Campeonato Amazonense de 2023. A partida aconteceu no último dia 12 de fevereiro, no estádio da Colina, e terminou com goleada da Onça-pintada por 7 a 0.

O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, afirmou que levará a denúncia às autoridades competentes. Os atletas, dirigentes e demais envolvidos citados no dossiê da CBF como reincidentes, serão intimados a depor. Apesar da decisão soberana da presidência, o caso será submetido a pauta no Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM).

Com três pontos somados, fruto de três empates e cinco derrotas, o Iranduba encerrou sua participação da primeira fase e tinha possibilidades de escapar do rebaixamento, caso o Operário não vencesse o RPE Parintins, pela 9ª rodada, no próximo fim de semana.

“Essas quadrilhas que permearam o futebol brasileiro manipulando resultados, uma hora a cadeia vai chegar, e aqui no Amazonas vai ser assim, a gente vai bater com a mão de ferro e acabou. Amanhã nós estamos procurando o Ministério Público, a Polícia Federal, a Polícia Civil. Vamos entregar todas os documentos que nós temos em mãos, toda investigação da CBF e a gente vai por na cadeia os envolvidos. Que sirva de lição, nem que fiquemos com quatro clubes sérios, mas não vai ter manipulação, e sobretudo, a fraude do Campeonato Amazonense em nenhuma divisão. A empresa que a CBF contratou está passando um pente fino no Estadual”, afirmou Rozenha.

Confira as evidências apresentadas:

Confira os lances da partida: