Esporte local

Com público de volta, Brasil enfrenta o Uruguai, na Arena da Amazônia

(Foto: Mauro Neto/Faar)

Cinco anos depois, a Seleção Brasileira volta a Manaus para disputar uma partida das Eliminatórias da Copa do Mundo. A Arena da Amazônia será palco do clássico entre Brasil e Uruguai, nesta quinta-feira (14), às 20h30 (horário de Manaus), válido pela 12ª rodada da disputa. Será o reencontro da equipe canarinha com o torcedor brasileiro após mais de dois anos, assim como o duelo marca o reencontro do torcedor amazonense, longe das arquibancadas desde o início da pandemia.

A expectativa é que a Arena da Amazônia receba 14 mil pessoas, 35% da capacidade. 10 mil ingressos foram colocados a venda e esgotados em um dia e meio, três mil foram sorteados a pessoas vacinadas contra a Covid-19 por meio da campanha “Vacina Premiada”, e outros mil foram destinados a convidados. Para acessar o estádio, os torcedores precisam estar imunizados com duas doses ou a dose única contra o coronavírus ou apresentar teste negativo do tipo RT/PCR realizado pelo menos 48 horas antes.

A Seleção pentacampeã do mundo já veio a Manaus em outras oportunidades, mas esta será apenas a terceira partida oficial em solo amazonense. A última vez, em 2016, marcou a estreia do técnico Tite jogando no Brasil, e sua segunda partida no comando da equipe. Com gols de Miranda e Neymar, o time venceu a Colômbia por 2 a 1 e iniciou a arrancada rumo ao Mundial da Rússia.

A

A

a

Apesar dos bons números apresentados, Tite e seus comandados chegam pressionados por atuações convincentes, e essa pressão só aumenta conforme se aproxima o Mundial. A Seleção vinha com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias, mas empatou fora de casa sem gols com a Colômbia no último domingo (10), e deixou os primeiros pontos pelo caminho. Contudo, com 28 pontos somados dos 30 disputados, o Brasil segue líder disparado e muito perto de se classificar antecipadamente à Copa do Mundo de 2022.

Tite promoverá cinco mudanças na escalação em relação ao último jogo. A principal novidade é a entrada de Raphinha na onzena inicial. Pedindo passagem, o atacante do Leeds estreou com a amarelinha saindo do banco e participando diretamente dos três gols da virada sobre a Venezuela, na semana passada. Contra a Colômbia, colocou fogo no jogo novamente atuando pelo lado direito, faixa onde irá ganhar sua primeira chance como titular.

O elenco fez o reconhecimento do gramado encerrou a preparação na Arena da Amazônia (Foto: Paulo Bindá)

Com isso, Gabigol dará lugar a Raphinha, e o time estará disposto num 4-4-2, conforme Tite ensaiou nos treinamentos da semana. As demais mudanças serão no setor defensivo. Ederson, Lucas Veríssimo, Thiago Silva e Emerson Royal ocuparão as vagas de Alisson, Éder Militão, Marquinhos e Danilo, respectivamente.

A única baixa até entre os relacionados será de Militão. O zagueiro do Real Madrid sofreu um trauma na região posterior da coxa direita durante o jogo contra a Colômbia, foi substituído e fez exames que constataram uma contusão no local. Assim, ele já iniciou tratamento com os médicos da Seleção e não estará à disposição do treinador para o jogo na Arena da Amazônia.

Conforme treinado tanto na Colina, quanto na Arena, Tite mandará a seguinte escalação a campo para pegar o Uruguai: Ederson; Emerson Royal, Lucas Veríssimo, Thiago Silva e Alex Sandro; Fabinho, Fred, Lucas Paquetá e Raphinha; Neymar e Gabriel Jesus.

Neymar tem boas recordações da Arena, marcou em 2016 contra a Colômbia (Foto: Mauro Neto/Faar)

A

A

Ao contrário do rival, a Seleção do Uruguai desembarcou na capital amazonense somente na noite da véspera da partida, ou seja, realizou toda a preparação em casa. A Celeste ocupa o quarto lugar nas Eliminatórias, com 16 pontos, e vem de uma elástica derrota por 3 a 0 para a Argentina na rodada anterior.

A novidade no time do lendário Óscar Tabárez deve ser Edinson Cavani no time titular novamente para formar a famosa dupla com Luis Suárez. Assim como o Brasil, o Uruguai vem com mudanças na defesa, que deve abandonar o esquema com três zagueiros para espelhar o 4-4-2 de Tite. O zagueiro Ronald Araújo está lesionado e não vai pro jogo, assim como Giménez. O lateral Piquerez, do Palmeiras, e o atacante De La Cruz, do River Plate, podem pintar entre os onze.

O principal desfalque da Celeste fica por conta do meia Arrascaeta, que teve lesão muscular na coxa diagnosticada e até já retornou ao Rio de Janeiro para iniciar a recuperação no Flamengo. Uma provável escalação da Celeste em Manaus tem: Muslera; Nández, Godín, Coates e Piquerez; Vecino, Valverde, Betancur e De La Cruz; Suárez e Cavani.

Luis Suárez e companhia chegaram a Manaus na última quarta-feira (13) (Foto: Paulo Bindá)

A

A

A arbitragem da partida será toda da Argentina. O principal será Fernando Rapallin, auxiliado por Juan P. Bellati e Diego Bonfa. Facundo Tello será o quarto árbitro. O responsável por comandar o sistema de vídeo (VAR) será Mauro Vigliano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *