Esporte local

Competições oficiais de natação retornam neste sábado

(Foto: Antônio Lima/Sejel)

Após mais de seis meses, neste sábado (26), Manaus voltará a receber uma competição de natação organizada pela Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada). A competição que marcará este retorno é o Campeonato Amazonense de Velocidade de Categorias – Troféu Jefferson Mascarenhas. A competição marcará ainda a reinauguração oficial da piscina da Vila Olímpica, fechada há cinco anos. Em 2019, a piscina recebeu um evento teste com a realização dos Jogos Escolares do Amazonas (Jea’s). 

De acordo com a Fada, a competição deste sábado seguirá um protocolo rígido criado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento. Dentre as determinações estão o uso obrigatório de máscaras e a disponibilização de álcool em gel. Ainda de acordo com a federação, o evento será aberto apenas para atletas, técnicos e organizadores. A premiação da competição não será feita no local, e será enviada aos clubes para evitar aglomeração.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as competições de natação estão paralisadas desde 14 março, quando ocorreu o Torneio de Abertura, primeira e última competição realizada neste ano. Para o presidente da Fada, Vitor Hugo Façanha, o “Botinho” este retorno das competições é importante para que os atletas mantenham a saúde mental em dia, tendo em vista que ficaram alguns meses sem poder treinar ou competir.

“O retorno das competições é mais uma motivação para os atletas. Essa pandemia causou vários transtornos. E como os treinamentos retornaram no dia 29 de junho, nós precisamos fazer uma movimentação dos atletas, porque a ansiedade deles está toda dentro de cada um e não há nada melhor e saudável do que uma competição”, afirmou o presidente.

“Botinho” também falou sobre a importância em avaliar o desempenho dos competidores, e assim poder realizar a escolha da equipe que representará o Amazonas na Copa Norte, a qual deverá ser realizada no Pará, caso o governo estadual autorize.

“Esse retorno também é importante para avaliar em que nível nós estamos hoje, porque pensamos em levar, no início de dezembro, uma seleção até Belém, para a disputa de uma Copa Norte. E para que nós viajemos com uma boa equipe, temos que treinar e competir também aqui”, finalizou.

Como o nome sugere, o Campeonato Amazonense de Velocidade de Categorias – Troféu Jefferson Mascarenhas, contará com disputas em diversas categorias, como a mirim, infantil, juvenil, júnior e sênior. A competição será dividida em duas etapas, sendo a primeira pela manhã e a segunda à tarde. Em ambas as etapas, os atletas competirão em provas de velocidade, de 50m, além de revezamentos 4x50m.

Matheus Pereira

Graduado em jornalismo; 26 anos; desde 2020 no Esporte Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *