Em jogo de três pênaltis, Nacional estreia com vitória por 2 a 0 sobre o JC
Sem dificuldades, o Nacional estreou com vitória no Campeonato Amazonense de 2022, na tarde desta quinta-feira (27). No Estádio da Colina, o maior campeão estadual bateu o JC de Itacoatiara por 2 a 0, com gols de Pedro Augusto e Caíque, ainda no primeiro tempo. O Leão da Vila Municipal teve três pênaltis a seu favor na partida, converteu apenas um.
O jogo
O Nacional começou a partida no campo de ataque e logo aos dois minutos, Jó bateu cruzado e Pedro Augusto completou pras redes, mas em posição irregular, o gol foi anulado. No lance seguinte, Marquinhos recebeu tranco por trás e foi derrubado por Wesley, pênalti pro Naça. Pedro Augusto foi pra cobrança e bateu no canto direito do goleiro Felipe Paranhos, que defendeu, no rebote, Matheus Padilha chutou pra fora.
Pressionando pelo primeiro gol, o Naça conseguiu um novo pênalti a seu favor aos 18 minutos, quando novamente Marquinhos partiu pra cima da defesa do JC, passou por dois marcadores, mas foi derrubado por Derysson. Mesmo tendo perdido a primeira cobrança, Pedro chamou a responsabilidade para bater novo, mas desta vez encheu o pé no mesmo canto e abriu o placar para o Nacional, aos 19.
Na frente, o Leão seguiu fechando as linhas de passes do JC, que por sua vez, não conseguia atacar e chegar nem perto de ameaçar a meta de Neguet. Já perto do fim do primeiro tempo, Alan Patrick aproveitou saída errada do Tigre, ganhou na velocidade de Wesley e rolou para Caíque, na pequena área, empurrar pro gol e ampliar a vantagem para 2 a 0 aos 41, e terminar a primeira etapa.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o técnico Fernando Lage fez três substituições e mexeu na estrutura tática da equipe, posicionando uma linha de cinco defensores e quatro meio-campistas, para tentar evitar sofrer mais gols. Mas ainda assim, aos quatro minutos, Jó fez um cruzamento certeiro com curva para o zagueiro Odair que, sozinho, testou mal pra fora.
Na sequência, pasmem, um novo pênalti pro Leão. Desta vez, Padilha foi tocado sem bola dentro da área por Derysson, que cometeu sua segunda penalidade no jogo. Matheus Dias, que havia acabado de entrar no Nacional, abusou da força, mirou o meio do gol, mas carimbou o travessão de Paranhos, que caiu pro canto esquerdo, isso aos 12 minutos. Já com uma vitória encaminhada, Popoca foi mexendo na equipe e promovendo estreias.
Jó, que começou como lateral e virou ponta na etapa complementar, foi um dos destaques do jogo, e ainda acertou o pé da trave do JC aos 24 minutos. O Nacional dominou a posse e trocou passes até o término da partida, com vitória tranquila.
Panorama e próximas partidas
O resultado de dois gols de saldo colocou o Nacional na liderança isolada da competição ao término da primeira rodada. Ambas as equipes voltam a campo no próximo domingo (30), às 15 horas, pela segunda rodada. O Nacional visita o Iranduba no Estádio Álvaro Maranhão, e o JC recebe o Clipper, no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara.