Esporte localManaus FC

Em jogo único em Nova Iguaçu-RJ, Manaus pega o Jaraguá-GO pela 1ª fase da Copa do Brasil

(Foto: Ismael Monteiro/Manaus FC)

De Jaraguá, passou para Volta Redonda, e de Volta Redonda foi para Nova Iguaçu. Depois de várias mudanças de datas e locais, o duelo entre Jaraguá e Manaus finalmente acontecerá, nesta sexta-feira (26), pela primeira fase da Copa do Brasil. O palco será o estádio Jânio Moraes, o Laranjão, em Nova Iguaçu, que fica cerca de 40 km distante da Cidade Maravilhosa. Por estar melhor ranqueado na CBF, o Manaus tem a vantagem do empate para chegar à segunda fase e embolsar mais R$ 670 mil reais, obrigando a equipe goiana a vencer a partida. O clube que passar, enfrentará o Bahia na segunda fase.

O Gavião do Norte vai para sua quarta participação em Copa do Brasil na história, enquanto o Jaraguá, conhecido como Gavião da Serra, fará sua primeira aparição na competição. Se nesta temporada o clube esmeraldino goza da vantagem de empatar para avançar, em edições anteriores, ele foi a vítima do regulamento. Em 2018, empatou em 2 a 2 com o CSA-AL na Arena da Amazônia e foi eliminado logo na primeira fase. Na mesma fase, em 2019, recebeu o Vila Nova-GO e em novo empate por 1 a 1 também ficou pelo caminho. Mas em 2020, a história foi diferente, com gol de Rossini e 25 mil pessoas na Arena da Amazônia, o Gavião eliminou o Coritiba vencendo por 1 a 0. Na sequência, acabou dando adeus à Copa ao ser derrotado para o Brasil de Pelotas por 1 a 0, fora de casa.

Jaraguá-GO

A história do clube goiano é longa, quase centenária, com 92 anos de fundação. Porém, só em 2020 conseguiu alcançar a elite do Campeonato Goiano e logo na primeira campanha, chegou às semifinais, feito que rendeu as vagas na Série D e na Copa do Brasil deste ano. Em 2021, já vai para o seu terceiro treinador diferente. Na trajetória pelo Goianão de 2020, Fabiano Borba era o comandante, que deixou o clube após o terceiro lugar na competição. Para o começo do estadual de 2021, o auxiliar-técnico Zé Roberto foi promovido e iniciou a frente da equipe, onde teve uma vitória e duas derrotas, após apenas esses três jogos, ele pediu demissão.

Rafael Toledo, que estava no Real Brasília, foi anunciado e estreou empatando em 2 a 2 com o Goianésia, pelo estadual. Esta partida realizada no dia 14 deste mês, foi a última da equipe antes da paralisação imposta pelo Governo de Goiás, que entre outras coisas, proibiu partidas de futebol no estado por no mínimo 14 dias. Por esta razão, o jogo contra o Manaus – que já se encontrava em Jaraguá -, acabou adiado. No Campeonato Goiano, o Jaraguá é o atual 4º colocado do grupo B, com 4 pontos ganhos.

O elenco do Gavião da Serra tem duas peças conhecidas: o meia Marco Goiano, que disputou a última Série D pelo Fast Clube, e o experiente atacante Alemão, ex-Santos, Guarani, Figueirense, Paraná, entre outros. Com força máxima à disposição, o técnico Rafael Toledo pode repetir a base da sua estreia, com a entrada de Alemão no time titular: André; Luquinha, Matheus, Robinho e Igor Meneghel; Guilherme, Índio e João Paulo; Luiz Fernando, Dimba e Alemão.

Gavião da Serra disputará a Copa do Brasil pela primeira vez (Foto: Jeisiel Borges/Jaraguá)

Manaus FC

Nos últimos dias, o Manaus encarou uma maratona de viagens e enfim poderá estrear pela Copa do Brasil. Na semana passada, chegou a estar em Jaraguá, mas com o adiamento da partida, teve de voltar à capital amazonense, e em seguida embarcar à Itacoatiara, cerca de 300 km distante de Manaus, onde venceu o Penarol na última segunda-feira (22) e assumiu a liderança do Barezão. Com a definição do local, a delegação com 19 jogadores passou por exames de covid-19 e embarcou rumo ao Rio de Janeiro na madrugada de quarta-feira (24), onde passou por nova bateria a fim de garantir uma segurança quanto ao vírus.

As novidades para o duelo decisivo são os retornos do meia Gabriel Davis e do atacante Diego Rosa, que estiveram fora contra o Penarol cumprindo suspensão. O lateral-esquerdo Assis, recém-chegado, foi regularizado no BID da CBF nesta quarta e se encontra com o restante do grupo no Rio, apto para estrear, mas deve começar no banco de reservas. Os desfalques seguem sendo os laterais-esquerdos Dudu Mandai e Tiago Costa, este segundo passará por cirurgia no joelho nos próximos dias.

Assim como o Jaraguá, o Manaus também trocou de comando e Luizinho Lopes tem ido bem até agora, com duas vitórias em duas partidas e 100% de aproveitamento. Com essas opções, Luizinho deve manter a base que vem jogando e pode mandar a campo: Rafael; Edvan, Luis Fernando, Thiago Spice e Douglas Lima; Vinicius Barba, Gabriel Davis e Erivelton; Diego Rosa, Philip e Vanilson.

Luizinho comemora gol de Douglas Lima contra o Penarol (Foto: Ismael Monteiro/Manaus FC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *