Esporte localManaus FC

Em Salvador, Bahia e Manaus se enfrentam pela 2ª fase da Copa do Brasil nesta quarta

(Fotos: Ismael Monteiro/Manaus FC e Rafael Machado/Bahia)

É jogo único e vale R$ 1,7 milhões de reais na conta. Nesta quarta-feira (7), pela segunda fase da Copa do Brasil, o Manaus visita o Bahia, no estádio de Pituaçu, em Salvador. A bola rola a partir das 20h30 (horário de Manaus). O Gavião do Norte tenta fazer história e quer avançar pela primeira vez à terceira fase, visto que já igualou sua melhor campanha na competição, chegando ao estágio atual. A partida será transmitida ao vivo na TV aberta pela Rede Amazônica, além dos canais fechados SporTV 3 e Premiere.

Na fase anterior, a equipe amazonense tinha a vantagem do empate contra o Jaraguá-GO, mas não tomou conhecimento e eliminou o adversário, goleando por 4 a 1, fora de casa. Por sua vez, o Bahia também goleou para chegar até a segunda fase, na ocasião, a vítima foi o Campinense-PB, que sofreu sonoros 7 a 1. Nesta fase, diferente da anterior, não há vantagem de empate para ninguém, com a vaga sendo definida nos pênaltis em caso de empate nos 90 minutos.

A

A

Em grande fase, o Manaus vem de seis vitórias consecutivas na temporada de 2021, sendo uma pela Copa do Brasil e outras cinco pelo Campeonato Amazonense, onde é líder isolado com 100% de aproveitamento e classificado para as quartas de final com quatro rodadas de antecedência.

A comissão técnica de Luizinho Lopes relacionou 18 jogadores para a viagem ao nordeste. A grande novidade na delegação é a presença do lateral-direito Igor, totalmente recuperado da cirurgia nos dois calcanhares, que volta a ser opção entre os relacionados após 7 meses de fora. As ausências ficam por conta dos atacantes Philip e Rafael Ibiapino, substituídos ainda na primeira etapa da goleada sobre o Amazonas, ambos lesionados. No caso de Philip, foi constatada uma lesão no músculo posterior da coxa direita, sem prazo estipulado de recuperação. Já Ibiapino teve uma entorse no joelho e ainda fará uma ressonância magnética para verificar a gravidade da lesão.

Baixas mais antigas, os laterais esquerdos Tiago Costa e Dudu Mandai seguem de fora. Com o ligamento do joelho esquerdo rompido, Tiago tem cirurgia marcada para esta quarta-feira, data da partida, e deve ficar longe dos gramados por no mínimo seis meses. Seu companheiro de posição Dudu teve lesão muscular de grau 2 na coxa, mas já cumpre reta final de recuperação e em breve deve retornar.

No mais, Luizinho Lopes tem à disposição boa parte dos atletas que vem sendo titulares nas últimas partidas, com exceção de Philip. Para a vaga do camisa 77, o treinador esmeraldino pode optar por incluir mais um meio-campista para povoar o setor e reforçar a marcação. Na lateral direita, Edvan e Guilherme Amorim brigam por uma vaga no time titular, que deve ser escalado com: Rafael; Edvan (Guilherme Amorim), Luis Fernando, Thiago Spice, Luis Fernando e Douglas Lima; Vinícius Barba, Gilson Alves e Gabriel Davis; Erivelton, Diego Rosa e Vanilson.

Desde que retornou ao Manaus, Luizinho Lopes venceu todas as partidas que disputou (Foto: Ismael Monteiro/Manaus FC)

A

A

Integrante da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o Bahia terminou em 11º lugar na edição de 2020 e começou a temporada de 2021 de maneira regular, com 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Além da competição nacional, o Tricolor de Aço também disputa Copa do Nordeste e o Campeonato Baiano. No último fim de semana, a equipe enfrentou o Fortaleza pela Copa do Nordeste e acabou derrotado por 2 a 1, usando força máxima.

O treinador Dado Cavalcanti, apesar de jovem, já passou por várias equipes tradicionais do futebol brasileiro, como o Paysandu. O profissional de 39 anos reencontra o Manaus, equipe que ele eliminou quando comandava o Papão em 2018, nas semifinais da Copa Verde. Sem desfalques para a partida, o Esquadrão terá o reforço do volante Jonas, ex-Flamengo, que estava no Al-Ittihad, da Arábia Saudita. O “Schweinsteiger do Nordeste” foi inscrito no BID e pode fazer sua estreia com a camisa do Bahia após um ano sem atuar, mas deve começar no banco.

O trio de ataque do Bahia é perigoso e conta com jogadores conhecidos por passagens em grandes clubes do futebol brasileiro, como Rodriguinho, ex-Corinthians e Cruzeiro, Rossi, ex-Vasco, e Gilberto, ex-São Paulo, que já tem seis gols em seis jogos disputados na atual temporada, sendo cinco nos últimos dois jogos. Dado deve repetir o time que perdeu para o Fortaleza, com: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Conti e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Edson e Daniel; Rodriguinho, Rossi e Gilberto.

O artilheiro GIlberto é a principal ameaça ofensiva do Tricolor de Aço (Foto: Rafael Machado/Bahia)

A

A

A arbitragem da partida será comandada pelo catarinense Rodrigo Dalonso Ferreira, que terá como assistentes Éder Alexandre e Thiaggo Americano Labes, ambos também de Santa Catarina. O quarto árbitro será Eziquiel Sousa Costa, da Bahia.

A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *