Esporte localManaus FC

Formado no Corinthians, zagueiro Franklin é o terceiro reforço do Manaus para 2023

O defensor, que tem nacionalidade nigeriana, passou 12 anos nas categorias de base do Alvinegro e jogou a última Série D pelo Paraná

O Manaus FC começou o ciclo de anúncios das novidades para 2023 e confirmou o terceiro nome contratado, nesta terça-feira (11). Trata-se do zagueiro Franklin, de 23 anos, que defendeu o Paraná Clube nesta temporada e será uma das opções no setor defensivo do Gavião no ano que vem, que reserva Campeonato Amazonense, Copa do Brasil, Copa Verde e Série C do Campeonato Brasileiro.

Apesar de ser nascido em São Paulo, o novo reforço esmeraldino já chama a atenção pelo nome: Franklin Joseph Tochukwu Onwudiwe. Isso porque o defensor possui dupla nacionalidade, por ser filho de mãe brasileira e pai nigeriano. Franklin iniciou sua carreira na base do Corinthians, onde ficou por 12 anos e foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2017.

Franklin foi comparado ao zagueiro Gil, do Corinthians, pelas semelhanças físicas

Apesar de ter integrado alguns treinamentos, Franklin nunca teve chances no time principal acabou não tendo o contrato renovado, deixando o Timão em 2019. No mesmo ano, assinou contrato com o NK Lokomotiva, da primeira divisão da Croácia, mas não chegou a atuar por falta de oportunidades. Em 2020, se transferiu para o Metta, da Letônia, onde fez 25 partidas e marcou um gol.

Antes de retornar ao Brasil, Franklin também jogou pelo Fk Panevezys, da Lituânia, ano passado. Até que em 2022, Franklin assinou com o Paraná e participou de 26 jogos, entre Copa do Brasil e Série D. O jogador comentou que, após encerrar a temporada, ficou animado com o contato do Esmeraldino e já está ansioso para dar início aos trabalhos com o Gavião.

“Logo após a busca pelo acesso à Série C no Paraná, meu empresário me ligou e disse que tinha o interesse do Manaus. Fiquei super feliz, pedi para ele fechar o quanto antes. Graças a Deus deu tudo certo e hoje estou tendo a oportunidade de, mais uma vez na minha carreira, jogar em um grande clube. Não vejo a hora de chegar na cidade, me apresentar ao clube e começar a treinar e a jogar logo”, afirmou.

Com o zagueiro, o Gavião já tem 13 atletas confirmados para 2023. Além dos recém-anunciados Kadu e Gharib, o clube assegurou as seguintes permanências: os goleiros Reynaldo e Pedro; os laterais Felipe Cordeiro e Renan Luís; os zagueiros Guiterrez e Jefferson; os volantes Gilson Alves e Lucas Paranhos; e os atacantes Silvano e Michel. O Manaus ainda corre para anunciar o novo técnico em breve.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Manaus FC