Após três rodadas, o Amazonas voltou a vencer e “seca” o Brusque nesta segunda-feira (31) para consolidar o retorno à liderança da Série C
A quatro jogos do fim da primeira fase, o Amazonas FC está muito próximo de concretizar a classificação para o quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro. A Onça-pintada venceu o Figueirense por 1 a 0 na noite do último domingo (30) e retomou a primeira posição, com 28 pontos na conta. Nesta segunda-feira (31), a equipe amazonense liga o modo “secador” para que o antigo líder Brusque não retome a condição.
O técnico Rafael Lacerda engrandeceu a vitória fora de casa, que coloca o clube em boas condições projetando a sequência da competição. A equipe vinha de empate diante do Ypiranga-RS, e derrotas para Paysandu e Volta Redonda. Para o comandante aurinegro, o jejum da vitórias é normal em virtude do equilíbrio entre os clubes. Não há disparidade de pontos na competição.
Vitória muito importante, consistente. A equipe muito madura, fez exatamente o que trabalhamos durante a semana, viemos hoje com uma ideia de jogo um pouco diferente do nosso habitual e os jogadores entenderam perfeitamente. Uma grande partida, sólida. Os últimos três jogos normais, até me surpreende alguns comentários sobre os três jogos sem vencer, isso é normal dentro de uma competição tão equilibrada. Existe uma queda de rendimento, mas todos passam por isso, é um processo natural. Muitas vezes é o adversário que joga melhor. Mas muito feliz com a vitória, com a retomada da liderança e encaminhando nosso primeiro objetivo que é classificar. A questão de acesso, de pensar em subir pra Série B é depois
Rafael Lacerda
A vitória traz muita confiança, isso é normal dentro do processo, mas volto a dizer, não passam pelos três jogos que a gente fez. Perdemos na primeira rodada, falei para os atletas que se tivéssemos perdido na quinta ou na décima rodada, tava tudo certo. É que as vezes as pessoas criam uma expectativa e esquecem também que do outro lado os times têm muito trabalho, treinadores experientes na competição, jogadores de qualidade e o campeonato é muito equilibrado.
Rafael Lacerda
Naturalmente por jogar em casa, o Figueirense tentou pressionar a todo momento, mas esbarrou na falta de pontaria quando teve espaço, e principalmente na postura de organização do Amazonas. Lacerda destacou o comprometimento tático dos atletas, que segundo ele, cumpriram à risca o que foi proposto.
Achei que hoje foi uma vitória tática da equipe. Claro que entra o individual do atleta para executar a parte tática, mas eles foram muito comprometidos. Taticamente fomos perfeitos, sofremos alguns perigos em jogadas de bola aérea, chuveirinhos na área. Mas jogo totalmente controlado, mérito dos atletas, porque a gente dá a ideia, treina, mas se eles não executarem, a gente não consegue.
Rafael Lacerda
Em relação aos últimos jogos, o Amazonas surgiu modificado contra o Figueirense, a começar pela escalação. Autor do gol, Vini Locatelli entrou no lugar de Rafael Tavares e deu outra característica ao meio-campo da equipe, mais povoado. Inesperadamente, o lateral Caio Hila foi escalado como ponta e fez um corredor intenso pela direita ao lado de Yuri Ferraz. Lacerda comentou sobre as alterações.
Foi uma vitória cirúrgica porque a gente traçou esse plano. Talvez a escalação surpreendeu, com o Caio Hila na segunda linha de quatro, mas foi uma situação que a gente acreditava pela capacidade física, ele ia dar muito trabalho junto com o Yuri. Os dois fizeram um jogo perfeito na minha opinião. A gente mudou o meio de campo, jogamos com um tripé, coisa que a gente não vinha jogando. Quando um jogador que tava merecendo oportunidade porque treina muito faz o gol, que é o Locatelli, é muito prazeroso. Falei para os atletas que tenho orgulho de trabalhar com esse elenco, porque são caras dedicados, que compram a ideia.
Rafael Lacerda
De volta a Manaus, o Amazonas tem semana cheia para voltar a campo no próximo sábado (5), contra a Aparecidense-GO, às 15h (de Manaus), no estádio Carlos Zamith, pela 16ª rodada. Uma vitória pode dar a vaga antecipada ao Amazonas de maneira inédita para brigar pelo acesso à Série B.
Então merecida vitória, o grupo tá de parabéns. Agora é convocar o torcedor, a gente precisa dele no jogo contra o Aparecidense, porque esse grupo aqui merece e pode ser um jogo definidor de classificação para a próxima fase.
Rafael Lacerda
Confira os melhores momentos de Figueirense 0 x 1 Amazonas