Esporte localManaus FC

Manaus vence o Paysandu por 1 a 0 e abre vantagem nas quartas de final da Copa Verde 

Com gol marcado por Adenilson, o Gavião do Norte saiu na frente na disputa, que vai ser definida domingo (24), na Curuzu

Na noite desta quinta-feira (21), o Manaus fez valer o fator casa na Arena da Amazônia, venceu o Paysandu por 1 a 0 e abriu uma mínima vantagem no confronto das quartas de final da Copa Verde de 2024. O gol da vitória esmeraldina foi anotado por Adenilson, ainda no primeiro tempo. O resultado deixa o Gavião do Norte a um empate de avançar às semifinais da competição regional.

O jogo

Mesmo na Arena da Amazônia, o Paysandu não se intimidou e começou controlando o jogo. Em jogada de troca de passes rápida no primeiro minuto, Robinho cruzou rasteiro da direita, a bola passou por todo mundo e chegou em Vinicius Leite no segundo poste, o camisa 10 bicolor finalizou para defesa providencial de Vinicius Fávero. Após um início de imposição e domínio completo do Paysandu, o Manaus suportou paciente e foi letal na primeira subida que teve ao ataque, aos 13 minutos.

Com espaço no corredor pela esquerda, Renanzinho puxou a marcação e esperou a ultrapassagem de Wendel Nery, que recebeu e chegou cruzando pra área, a defesa do Paysandu afastou parcialmente a bola que chegaria em Ibiapino, mas no rebote, Adenilson aproveitou para concluir de pé direito e colocar o Manaus em vantagem. O gol deu ânimo ao Manaus, que saiu aproveitando os espaços cedidos pelo time paraense. Em novo contra-ataque aos 16 minutos, novamente Renan e Wendel trabalharam juntos pela esquerda, dessa vez o lateral bateu pro gol, Diogo Silva encaixou.

Aos 19 minutos, Adenilson cobrou falta lateral na direção da área, o volante Val Soares tocou contra o o próprio gol e quase marca contra, mas Diogo Silva foi buscar no ângulo. Com dificuldades para furar o bloqueio do Manaus, o Paysandu rondava a área e insistia em cruzamentos, além de seguidos escanteios fechados, que levavam perigo.

Segundo tempo

A etapa complementar começou como a primeira, com o Paysandu dominando as ações, empurrando o Manaus pra trás. Mas novamente foi o Gavião que teve uma chance clara de balançar as redes. Aos nove minutos, após bate-rebate no meio-campo e a defesa bicolor escancarada, Roney saiu cara a cara com Diogo Silva e foi solidário, rolando para o lado onde estava Ibiapino, mas o atacante esmeraldino acabou tendo a finalização travada pelo zagueiro Lucas Maia, evitando um segundo gol claro.

Atento nos espaços deixados pelo Paysandu, o Manaus engatou bom contra-ataque aos 24 minutos. Thiaguinho recebeu lançamento na frente, invadiu a área e bateu de perna direita para defesa de Diogo Silva, que jogou para escanteio. Com as mudanças feitas pelo técnico Renatinho Potiguar, o Gavião do Norte se trancou na defesa e suportou a pressão do time paraense. Aos 54, Renanzinho teve a chance de ampliar, mas pecou na frente de Diogo Silva e perdeu.

Panorama e próxima partida

O jogo de volta está marcado para domingo (24), às 16h (de Manaus), no Estádio da Curuzu, em Belém. Um empate basta para o Gavião do Norte se classificar. Em caso de vitória mínima do Paysandu, a definição será na disputa de pênaltis. O vencedor terá pela frente na semifinal quem avançar do duelo entre Remo e Amazonas.

Confira os melhores momentos