Nacional é multado em R$80 mil por injúria racial de torcedor contra árbitro
Além da multa, o clube foi condenado ainda a uma pena pedagógica preventiva, na qual deverá entrar em campo com cartazes ou faixas contra o racismo
O Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) condenou o Nacional ao pagamento de multa de R$80 mil por injúria racial de um torcedor do clube contra o árbitro Halbert Luís Morais Baía. O episódio aconteceu no jogo de ida entre o Leão da Vila Municipal e Manaus, no estádio da Colina, e foi relatado pelo quarto árbitro na súmula da partida.
De acordo com o relatado por Vitor Hugo de Lima Bacelar, após o término da partida quando a equipe de arbitragem descia o túnel para acessar os vestiários, um torcedor do Nacional disparou as seguintes palavras direcionadas a Halbert: “Seu safado, nego vagabundo, seu macaco, seu filho da ****”. O quarto árbitro afirma que tentou identificar a pessoa, mas que o mesmo se retirou rapidamente do alambrado e fugiu do campo de visão.
Sem a identificação do torcedor, o clube da Vila Municipal foi denunciado nos artigos 213 – ¨Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto¨- e 243-G – ¨Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência¨- ambos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Além da multa, o Nacional foi condenado ainda a uma pena pedagógica preventiva, na qual o clube deverá entrar em campo com cartazes ou faixas contra o racismo nos próximos campeonatos em que participar. Ainda antes da condenação, o Leão da Vila Municipal exibiu, no último duelo diante do Manaus, uma faixa contra o racismo.