Perto de estreia na Série D, Marcelo Vilar trabalha assimilação com elenco do Manauara: “Agora é dar liga”
Treinador bicampeão da competição será o comandante do Robô, que vai disputar o Brasileiro pela primeira vez e estreia neste sábado (27), contra o Rio Branco-AC
Contagem regressiva para o Manauara entrar em campo pela primeira vez no Campeonato Brasileiro da Série D. No sábado (27), às 15h (de Manaus), o Robô da Amazônia recebe o Rio Branco-AC pela rodada inaugural da quarta divisão nacional. O clube foi buscar um treinador que conhece muito bem a competição: Marcelo Vilar.
O novo comandante do Manauara é bicampeão da Série D, por Botafogo-PB e Ferroviário-CE. Após as primeiras semanas de treinamentos, Vilar elogiou a qualidade do elenco, que passou por grandes mudanças depois do Campeonato Amazonense: pelo menos quatro jogadores deixaram o clube, e outros 12 chegaram.
“Melhorou o entrosamento e o nível, embora eu não tivesse aqui antes. São jogadores de bom nível técnico, que estão chegando para somar, e o trabalho agora é dar liga com esses jogadores, porque não adianta só ter bons jogadores e não dar um sistema, um modelo de jogo para eles. Então o trabalho tem sido nesse sentido.
Fundado em 2021, o Manauara vem crescendo em nível de estrutura, hoje tem um Centro de Treinamento perto da conclusão e sonha com o acesso à Série C logo na primeira participação, para começar a subir degraus no futebol brasileiro. Marcelo Vilar pregou calma neste início de campanha, para que a equipe crie um conjunto e cresça no decorrer da Série D.
“A gente tem trabalhado muito e está observando qual é a assimilação dos jogadores. Existem alguns que precisam de menos tempo, alguns de mais tempo, e isso se torna de certa forma bom para nós, porque existe quantidade e qualidade. Então, durante esses primeiros jogos, não pode dizer de que vai estar bom. 100%, mas a gente vai evoluir”, concluiu.
O Manauara está no grupo A1 da Série D ao lado de Manaus, Princesa do Solimões, Humaitá-AC, Rio Branco-AC, São Raimundo-RR, Trem-AP e Porto Velho-RO. Na primeira fase, as equipes participantes serão divididas em oito grupos regionais, e se enfrentarão em turno e returno.
Ao fim das 14 rodadas, os quatro melhores colocados de cada grupo avançarão para a segunda fase, disputada no formato de mata-mata, modelo que continuará sendo adotado até a disputa do título. As quatro equipes classificadas para as semifinais vão garantir o acesso para a Série C em 2025.