Amazonas FCEsporte local

Pré-jogo: Amazonas inicia caminhada na Série B do Brasileirão diante do Sport, na Arena

Clube mais jovem da edição, a Onça-pintada recoloca o futebol amazonense na Segundona após 18 anos como campeão da Série C e dois acessos nacionais consecutivos na bagagem

Dia de estreia e reencontro do futebol amazonense com a Série B do Campeonato Brasileiro depois de 18 anos! Clube mais novo da edição de 2024, com apenas quatro anos de fundação, o Amazonas FC recebe o Sport Recife neste sábado (20), pela 1ª rodada da competição, na Arena da Amazônia. A bola rola para a estreia das equipes às 16h (de Manaus).

Os ingressos para a partida poderão ser adquiridos de maneira presencial em dois locais: no Stand Sócio Amazonas, localizado no Amazonas Shopping (até as 16h deste sábado); e nas bilheterias A (visitante) e D (Amazonas) da Arena da Amazônia, a partir das 14h. A venda online está sendo feita no site achetickets.com.br. Os bilhetes estão sendo vendidos com valores a partir de R$ 30, divididos por setor do estádio.

A partida entre Amazonas e Sport terá transmissão na TV Brasil (TV Encontro das Águas em Manaus), canal GOAT, no YouTube, e no canal Premiere, na TV por assinatura. O Esporte Manaus transmite no YouTube a narração do jogo diretamente da Arena da Amazônia.

Em ascensão meteórica, com dois acessos consecutivos e o primeiro título nacional da história do futebol amazonense, o Amazonas FC chega à segunda divisão com a missão inicial de conquistar a pontuação necessária para assegurar a permanência e depois sonhar com algo maior.

O Amazonas vive temporada ainda instável, se classificou para a terceira fase da Copa do Brasil, mas teve insucessos na Copa Verde – ao ser eliminado nas quartas pelo Remo -, e vem de um vice-campeonato estadual para o Manaus FC.

Após a derrota na final do Barezão, a diretoria optou pela troca no comando técnico para a Série B: Luizinho Vieira deu lugar a Adilson Batista. Com passagens por grandes clubes do país, o novo treinador tem o desafio de estar a frente do clube mais jovem da competição.

No mercado, o Amazonas foi ativo na janela especial para contratações e acertou 11 reforços, com destaque para os retornos do volante Judá e do atacante Igor Bolt, importantes nos acessos de 2022 e 2023, respectivamente.

O clube segue reservado, sem divulgar entrevistas ou abrir treinamentos. Adilson fez três atividades fechadas com o elenco na semana, e levando em consideração as preferências do treinador, é possível que o Amazonas saia do 4-4-2 e passe a atuar no 4-3-3, com jogadores de lado de campo.

Um desfalque certo na equipe é o volante PH, que se recupera de uma cirurgia no menisco do joelho direito e não tem previsão de retorno aos gramados. Uma provável escalação do Amazonas estreia tem: Edson Mardden; Patric, Iván Alvariño, Fabiano e Renan Castro; Jiménez, Cauan Barros e Diego Torres (Rafael Tavares); Igor Bolt, William Barbio e Sassá.

O Sport encara a Série B pelo terceiro ano consecutivo e entra na disputa como um dos fortes candidatos ao acesso não só pela camisa pesada e tradicional, mas também pela boa temporada que vem fazendo até aqui, após uma repaginação no departamento de futebol. O Leão da Ilha volta a Manaus após 18 anos. De quebra, também será a primeira vez que o time pernambucano vai jogar na Arena da Amazônia. 

Comandado pelo técnico argentino Mariano Soso, o Leão tem o segundo melhor aproveitamento dentre todos os clubes da Série B na temporada. A equipe rubro-negra fez 23 jogos em 2024, com 14 vitórias, seis empates e apenas três derrotas. O Leão fez 40 gols e sofreu 18, somando Campeonato Pernambucano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste.

No mercado da bola, o Sport investiu em reforços de ataque e defesa para a Série B: o lateral-esquerdo Dalbert, o zagueiro Chico (repatriado) e o atacante Vinícius Faria, ex-Cianorte-PR. O único reforço que ainda não estará à disposição é o volante Luciano, contratado junto ao Athletic-MG. 

De acordo com informações do ge, o treinador argentino não poderá contar com o capitão e zagueiro Rafael Thyere, e os meias Alan Ruiz e Lucas Lima. Todos, titulares do time. O trio sentiu dores musculares ao longo da semana durante a sessão dos treinos e resolveu ser poupado pelo departamento médico. 

Uma possível escalação do Sport na Arena da Amazônia tem: Caíque França; Pedro Lima, Alisson Cassiano, Luciano Castán e Felipinho; Felipe, F. Domínguez e Tití Ortiz (Pedro Vilhena); Barletta, Romarinho e Gustavo Coutinho.

Árbitro central: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)

Árbitro Assistente 1: Wallace Muller Barros Santos (RJ)

Árbitro Assistente 2: Thayse Marques Fonseca (RJ)

Quarto árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior (AM)

Assessor: Márcio Luiz Augusto (SP)

Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto (SP)

AVAR: Herman Brumel Vani (SP)

Observador de VAR: Márcio Eustáquio Sousa Santiago