Pré-jogo: em alta após título estadual, Manaus reestreia na Série D contra o Trem-AP, fora de casa
Gavião do Norte foi um dos rebaixados da Série C, mas mira retorno imediato em temporada de reconstrução, que já rendeu a taça do Barezão
Depois de quatro temporadas na Série C, o Manaus FC acabou retornando à quarta divisão, e neste domingo (28) estreia na Série D do Campeonato Brasileiro de 2024 contra o Trem-AP, às 15h (de Manaus), no Estádio Zerão, em Macapá (AP). O Gavião do Norte conquistou recentemente o título do Campeonato Amazonense e agora encara o principal objetivo da temporada: o acesso.
Será a primeira vez que Trem e Manaus vão se enfrentar na história. A partida será transmitida ao vivo e com imagens na Manaus FC TV, canal oficial do Esmeraldino no YouTube. Acesse aqui.
Figurinha carimbada nas edições recentes da Série D, o Trem é finalista do Campeonato Amapaense e vai buscar o tetracampeonato na decisão contra o Oratório, que está suspensa pela justiça desportiva por suspeitas de escalações irregulares envolvendo os quatro semifinalistas.
Nas outras competições do calendário, o Trem amargou eliminações precoces, para o Sport na primeira fase da Copa do Brasil, e para o Remo na segunda fase da Copa Verde. No total, são 12 jogos disputados até aqui, com cinco vitórias, três empates e quatro derrotas.
O artilheiro da equipe em 2024 é um velho conhecido do futebol amazonense. O lateral-direito e ponta Foguete, ex-Clipper e Princesa do Solimões, já tem cinco gols marcados. Desde 2020, o treinador da equipe é Sandro Macapá.
Na semana de estreia, o clube acertou duas novas contratações: o zagueiro Dedé, ex-Tuna Luso-PA, e o meia Balão Marabá, idolo da Locomotiva, que está de volta após passagem no Independente. Uma provável escalação do Trem tem: Victor Luiz, Foguete, Rubran (Dedé), Gilmar e Tácio; Caíque (Balão Marabá), Levi, e Mauro; Neto Oliveira, Silvio e Aleílson.
Depois de um 2023 desastroso e um início de 2024 preocupante, o Manaus renasceu depois da chegada do treinador Renatinho Potiguar, que foi contratado para o lugar de Aderbal Lana após a eliminação nas quartas de final do Campeonato Amazonense.
Com Renatinho, o Gavião do Norte teve jogadores recuperados, evoluiu coletivamente, foi campeão invicto do segundo turno e faturou o título geral do Barezão vencendo o Amazonas na final. Os números do treinador são imponentes: 11 vitórias, dois empates e uma derrota, sofrida nas quartas de final da Copa Verde para o Paysandu.
Para a Série D, o Manaus chega em alta após o hexacampeonato estadual. O time campeão foi mantido por completo, a diretoria acertou a extensão contratual do atacante Renanzinho e contratou mais quatro reforços, referendados por Renatinho: o goleiro Samuel, o lateral-direito Guilherme Lucena, o volante Gustavo Henrique e o atacante Histone.
Todos os novos contratados estão disponíveis para a estreia. Expulsos diante do Paysandu pela Copa Verde, o zagueiro Gutierrez e o volante Felipe Tiririca estão suspensos e não participam do confronto em Macapá. Vinícius Leandro e Luiz Fernando surgem como potenciais substitutos no time titular, que pode ter: Vinícius Fávero; André Victor, Vinícius Leandro, Gabriel Recife e Wendel Nery; Luiz Fernando, Gharib e Adenilson; Renanzinho, Roney e Rafael Ibiapino.
Árbitro principal: Dagoberto Silva Modesto (TO)
Árbitro assistente 1: Inácio Barreto da Câmara (AP)
Árbitro assistente 2: Salmon Lopes da Silva (AP)
Quarto árbitro: Edielson da Silva Azevedo (AP)
Analista de campo: Marilene Tavares da Matta (AP)