Pré-jogo: Manaus encara o Náutico na estreia da Série C, na Arena da Amazônia
Prestes a completar 10 anos de fundação, o Gavião inicia a quarta temporada seguida na competição nesta terça-feira (2), a partir das 20h30
Vai começar a Série C do Campeonato Brasileiro de 2023! O Manaus estreia nesta terça-feira (2) contra o Náutico, a partir das 20h30 (de Manaus), na Arena da Amazônia. Será o primeiro confronto entre as equipes na história. O Gavião do Norte carrega uma invencibilidade em estreias na competição, que disputa desde 2020 de maneira consecutiva.
Nas largadas das temporadas anteriores, o Manaus soma dois empates e uma vitória, e curiosamente, será a primeira vez que uma estreia esmeraldina em Série C terá a presença de público.
> Relembre as estreias do Manaus na Série C; Gavião defende invencibilidade
Os ingressos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). Às vésperas da partida, a bilheteria D da Arena estará aberta. No próximo dia 5 de maio, o clube completa 10 anos de fundação e a diretoria esmeraldina lançou uma promoção comemorativa: tem direito a meia-entrada quem estiver com a camisa oficial do clube na compra.
O Manaus vê a Série C como a oportunidade de recuperar a confiança e dar uma alegria à torcida na temporada em que completa 10 anos de fundação. A equipe tenta se recuperar de um início de 2023 ruim, com quedas precoces no Campeonato Amazonense, Copa do Brasil e Copa Verde.
Após a eliminação no Estadual, o técnico Higo Magalhães teve 43 dias para preparar o time. Ao longo da intertemporada, o Esmeraldino fez dois jogos-treino contra equipes locais que vão disputar a Série D: venceu o Nacional por 2 a 0 e empatou sem gols com o Princesa do Solimões.
Os insucessos nas competições refletiram no elenco, que passou por grande reformulação: saíram 11 jogadores e chegaram outros 13. Nesse meio tempo, o clube deu um passo importante e inaugurou o primeiro campo do novo CT Ninho do Gavião, que segue em construção.
Saídas: Felipe Cordeiro (lateral-direito), Felipe Vasconcelos (lateral-esquerdo), Franklin (zagueiro), Gutierrez (zagueiro), Maurício (zagueiro), Paranhos (volante), Kadu (volante), Derlan (volante), Pedro do Rio (meia), Silvano (atacante) e Wilson Jr. (atacante).
Chegadas: Lucas Mota (lateral-direito), Dieyson (lateral-esquerdo), Bruno Bispo (zagueiro), Douglas (zagueiro), Gustav Fagundes (zagueiro), Felipe Baiano (volante), Gabriel Tonini (volante), Gabriel Correia (meia), Gustavinho (atacante), Franklin (atacante), Jean Carlo (atacante) e Henan (atacante).
Uma provável escalação do técnico Higo Magalhães para pegar o time pernambucano tem: Reynaldo; Lucas Mota, Luis Fernando, Bruno Bispo (Douglas) e Dieyson; Charles, Felipe Baiano e Gabriel Tonini; Jean Carlo, Klenisson e Henan.
Rebaixado da Série B, o Timbu chega como um dos clubes tradicionais da terceirona e naturalmente candidato a subir de divisão novamente. Assim como o Manaus, o Náutico soma quedas precoces nas demais competições da primeira parte da temporada, e tem a Série C como única disputa pelo resto do ano.
A equipe foi eliminada nas quartas de final do Estadual para o Salgueiro, nos pênaltis, e na mesma fase para o ABC na Copa do Nordeste. Na terceira fase da Copa do Brasil, o Timbu caiu para o Cruzeiro, na última semana.
O técnico Dado Cavalcanti terá problemas para escalar a equipe em Manaus. Os atacantes Jae e Alisson, além do meia Souza, lesionados, estão fora. Uma provável onzena inicial alvirrubra tem: Vagner; Victor Ferraz, Odivan, Denilson e Diego Matos; Jean Mangabeira, Juan Gauto e Matheus Carvalho (Gabriel Santiago); Paul Villero, Kayon e Júlio.
O árbitro da partida será Paulo Henrique de Melo Salmazio, do quadro do Mato Grosso do Sul. Marcos dos Santos Brito, também do MS, será o auxiliar 1 e Antônio Adriano de Oliveira, do Maranhão, o auxiliar dois. O quarto árbitro será Antônio Carlos Pequeno Frutuoso, do Amazonas e Luis Claudio Rodrigues da Costa, também do AM, será o analista de campo.