Pré-jogo: Nacional abre oitavas de final da Série D contra o Bahia de Feira-BA, fora de casa
Equipes se enfrentam pela primeira vez na história e iniciam briga por uma vaga no duelo do acesso. Partida acontece às 18h (de Manaus), na Arena Cajueiro
O Nacional FC entra em campo nesta segunda-feira (14), para o jogo de ida das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023 diante do Bahia de Feira-BA. A partida acontece às 18 horas (de Manaus), na Arena Cajueiro, em Feira de Santana (BA).
O primeiro encontro entre as equipes na história acontece a partir das 18h (de Manaus), e será transmitida ao vivo com imagens gratuitamente pela plataforma de streaming oficial da CBF, a F. Sports TV. Assista acessando o link: https://fsports.tv/c/fsports-tv-so-tem-jogo-f/live/bahia-de-feira-x-nacional-as-17h.
O duelo estava marcado para acontecer no último sábado (12), mas acabou adiado por uma fatalidade envolvendo um atleta do Bahia de Feira. O atacante Deon passou mal durante um treinamento e acabou morrendo na última quarta-feira (9). Em solidariedade ao time baiano, a CBF acatou o pedido de remarcação do confronto.
O Bahia de Feira passou para o mata-mata da Série D como vice-líder do grupo A4, com 21 pontos na primeira fase, após cinco vitórias, seis empates e três derrotas. Na segunda fase, o Tremendão perdeu o jogo de ida para o Potiguar-RN por 1 a 0, mas devolveu o placar no jogo de volta em casa e avançou na disputa de pênaltis por 7 a 6.
A equipe baiana conta com um bom retrospecto jogando no gramado sintético da Arena Cajueiro: são seis vitórias e dois empates como mandante. Campanha invicta até aqui.
A semana do clube foi triste e de abalo total pela inesperada morte do atacante Deon, que passou mal em um treinamento e não resistiu. O jogador de 36 anos era um dos ídolos da torcida e estava na sexta temporada vestindo a camisa tricolor. Em 2023, ele anotou cinco gols em 23 jogos.
O técnico João Carlos Ângelo pode escalar a seguinte equipe: Alan; Pedrão, Paulo Paraíba e Peterson; Paulinho, Cazumba, Knupp e Toni Galego; Reinaldo, Kesley e Everton Kanela.
O Nacional conseguiu se recuperar da dura derrota no primeiro jogo para o Parnahyba-PI e não tomou conhecimento no jogo de volta ao vencer por 3 a 0, com autoridade, em Manaus. Da maneira que aconteceu, a classificação para as oitavas de final manteve a esperança do torcedor azulino em alta.
A semana foi de baixa no elenco. O zagueiro Paulo Pontes pediu desligamento e deixou o clube. A delegação azulina embarcou nas primeiras horas de quinta-feira (10) e acabou tendo dois dias a mais de preparação em Salvador, em virtude do adiamento da partida.
Sobre a equipe, o técnico João Carlos Cavalo tem o elenco completo à disposição, com exceção do volante Jean Carlos. Ele foi liberado para iniciar a transição pós-lesão muscular na coxa esquerda e ainda não tem condições de jogo.
A tendência é que Cavalo não faça mudanças e mantenha a mesma equipe que iniciou contra o Parnahyba, com: Jonathan; Clayton, Davy, Paulinho e Gilmar; Ícaro, Ítalo e Gabriel Davis; Hitalo, Ceará e Sacramento.
A arbitragem da partida ficará por conta do cearense Luiz César de Oliveira Magalhães, que será auxiliado por Eleutério Felipe Marques Júnior e Anderson Moreira de Farias, ambos também do quadro do Ceará. Ricarle Gustavo Gonçalves Batista, da Bahia, será o quarto árbitro.
O responsável por comandar o sistema de vídeo (VAR) será Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira, de Minas Gerais. O analista de VAR será Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo, também de Minas. E o observador será Jailson Macêdo Freitas, da Bahia.