Barezão 2024Esporte localMais LidasRio NegroRPE Parintins

RPE Parintins goleia o Rio Negro por 7 a 0 e é o primeiro classificado para o mata-mata do returno do Barezão

Em partida interrompida ainda aos 25 minutos do segundo tempo, Tourão retomou as lideranças do grupo B e geral da competição, enquanto o Galo não tem mais chances de classificação e está rebaixado para a Série B pela sexta vez em sua história

O RPE Parintins é o primeiro classificado para o mata-mata do segundo turno do Campeonato Amazonense 2024. Na noite desta terça-feira (19), o Tourão goleou o Rio Negro por 7 a 0, no Estádio Francisco Garcia, se garantiu na próxima fase do Barezão e ainda reassumiu a liderança geral da competição.

Por outro lado, o Galo da Praça da Saudade está rebaixado para a Série B do Estadual, após mais uma derrota. Lucas Sibito, duas vezes, Léo Itaperuna, Emerson Vagalume, duas vezes, Cris Lopes e Gabriel Henrique marcaram para a equipe de Rio Preto da Eva. A partida foi marcada ainda por uma interrupção ainda aos 25 minutos, porque a equipe rionegrina não tinha jogadores suficientes para a sequência do duelo.

O jogo

Em casa e em busca da liderança geral, o RPE Parintins tomou conta da posse de bola e tentou sufocar o Rio Negro. Ainda aos seis minutos, Allefe recebeu pela direita e cruzou para Lucas Sibito que completou de cabeça para o gol, mas o goleiro Italo fez boa defesa e evitou o primeiro gol. Cinco minutos depois, jogada muito parecida e novamente Allefe cruzou da direita, desta vez, para Léo Itaperuna, que desviou de cabeça para fora.

E a pressão inicial surtiu efeito aos 17 minutos, quando Léo Itaperuna dominou pelo meio, a bola sobrou para Lucas Sibito, que girou finalizando para o fundo do gol e abriu o placar no Chicão. Dez minutos depois, Henrique lançou para Sibito, que desta vez completou de canhota para colocar o 2 a 0 no placar. Aos 31, Allefe cruzou da direita e Léo Itaperuna cabeceou no travessão do Galo.

Já aos 36, nova jogada pela direita. Emerson Vagalume cruzou, Sibito ajeitou de cabeça para o meio e Léo Itaperuna finalizou para o gol e fez o terceiro do Tourão. E aos 46 minutos, após cruzamento mal afastado, Emerson Vagalume aproveitou e emendou de primeira para estufar as redes do Rio Negro e colocar o 4 a 0 no placar.

Segundo tempo

Após o intervalo, o Parintins ampliou a vantagem ainda aos dois minutos de jogo. Cris Lopes aproveitou bola sobrada e acertou uma bomba para estufar as redes e fazer o quinto. O Tourão seguiu em cima e aos sete, fez mais um. Nova bola sobrada na entrada da área e desta vez, Vagalume emendou de canhota para colocar o 6 a 0 no placar.

Aos 12 minutos, jogada ensaiada, Allefe rolou para Cris Lopes, que finalizou de canhota, mas Italo fez a defesa. Quatro minutos depois, Gabriel Henrique acertou bela cobrança de falta no ângulo de Italo e fez o sétimo da equipe do interior. Mesmo com o placar elástico, a pressão do Tourão seguia. Aos 22, Weverton Gudula experimentou de fora da área e a bola saiu pela linha de fundo com muito perigo.

A partir dos 25 minutos, a partida foi interrompida porque o Rio Negro não tinha jogadores suficientes para seguir a partida, por conta de lesões e falta de opções no banco de reservas. Cerca de 20 minutos de espera depois, a partida foi encerrada.

O Caboco do Jogo

Por conta da interrupção, a partida não teve “Caboco do Jogo”, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes na partida.

Panorama e próximas partidas

Com a vitória em casa, o Parintins chegou novamente à liderança, tanto do grupo B, somando oito pontos, quanto da classificação geral, agora com 18 pontos. O Tourão “folga” na quinta e última rodada, e aguarda o desenrolar das outras partidas para saber as posições finais e o adversário nas quartas de final do segundo turno.

Sem nenhum ponto no segundo turno, o Rio Negro permanece na última colocação do grupo B, e também da classificação geral, com dois pontos. O Galo da Praça da Saudade não tem mais chances de se classificar para o mata-mata do segundo turno e está oficialmente rebaixado à Série B de 2025. O último desafio da equipe na primeira divisão será nesta sexta-feira (22), contra o Princesa do Solimões, às 15h45, no Estádio da Colina.

Confira os melhores momentos

Matheus Pereira

Graduado em jornalismo; 26 anos; desde 2020 no Esporte Manaus.