Esporte localSão Raimundo

Sem recursos, São Raimundo comunica desistência do Barezão 2024 e será rebaixado

A direção alviceleste não conseguiu parceiros para custear a participação do clube no Campeonato Amazonense da próxima temporada

Um dos clubes mais tradicionais do futebol do Norte do país, o São Raimundo vive uma situação financeira delicada, não conseguiu acordo com possíveis patrocinadores e não terá condições de disputar o Campeonato Amazonense de 2024. A desistência foi comunicada nas redes sociais do clube no último sábado (2).  

Com a decisão tomada pela diretoria alviceleste, gerida pelo presidente Josimar Alves, a queda de divisão é automática. O São Raimundo será rebaixado e só poderá voltar a campo em 2025, na Série B do Estadual, conforme determina a Federação Amazonense de Futebol (FAF). 

Na Justiça, o São Raimundo possui dívidas trabalhistas contraídas em gestões passadas, desde a época áurea do clube, no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, que fazem com que qualquer possível movimentação financeira seja redirecionada para o pagamento de antigas pendências, impossibilitando o fluxo de caixa e a operação do clube na montagem de um novo elenco.

Empossado em janeiro deste ano, Josimar Alves oficializou a desistência do Tufão da Colina para tentar sanar as dívidas



Rebaixado pela última vez em 2022, o São Raimundo conquistou o retorno à Série A do Amazonense com o vice-campeonato da segunda divisão deste ano. O Tufão da Colina tomou a mesma medida do Fast Clube, que desistiu de disputar o Campeonato Amazonense deste ano também por dificuldades financeiras e vai estar na Série B de 2024.

> Leia também: FAF oficializa rebaixamento do Fast à Série B após desistência do Barezão 2023

A situação financeira alviceleste já havia sido exposta em maio deste ano, pelo então diretor de futebol Sassá Custódio, que acabou deixando o cargo alegando não ter condições de colocar o time em campo na Série B. No entanto, Cícero Júnior assumiu a direção e conseguiu viabilizar a participação da equipe, resultando no acesso.

> Relembre: Novo diretor expõe situação financeira crítica, e São Raimundo pode não disputar a Série B

Crise sem fim: endividado, o São Raimundo pode deixar seu torcedor “órfão” por mais de uma temporada

Diante da desistência do São Raimundo, a primeira divisão de 2024 terá apenas nove clubes participantes e outros dois rebaixados, com início previsto para 21 de janeiro. A FAF definiu um novo formato de competição com os clubes, o Tufão estaria no grupo B e enfrentaria no clássico diante do Nacional na primeira rodada.

Confira o post do São Raimundo