Esporte localMais LidasManauaraManaus FCPrincesa do Solimões

CBF divulga tabela e detalhes da Série D do Brasileiro 2024; Manaus, Manauara e Princesa estão no grupo A1

A quarta divisão nacional começa no dia 28 de abril e vai reunir três clubes amazonenses. Edição de 2024 tem aumento nas cotas e manutenção do regulamento

A CBF reuniu-se nesta sexta-feira (15) com membros dos 64 clubes participantes, definiu os detalhes e divulgou a tabela básica da Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. O estado do Amazonas terá como representantes o Manaus FC, o Manauara e o Princesa do Solimões. O início da competição está previsto para o dia 28 de abril.

O formato de disputa não será alterado e vai repetir as temporadas anteriores. Respeitando a divisão por região, serão oito grupos com oito clubes cada, jogos de ida e volta, somando 14 rodadas no sistema de pontos corridos na primeira fase.

Os quatro melhores classificados de cada chave avançam à fase de mata-mata, também em duelos de ida e volta, até a decisão, prevista para o dia 29 de setembro. Os semifinalistas garantem o acesso à Série C de 2025.

Manaus, Manauara e Princesa do Solimões irão compor juntos o grupo A1, ao lado de Humaitá-AC, Rio Branco-AC, São Raimundo-RR, Trem-AP e Porto Velho-RO. Vice-campeão em 2019, o Manaus retorna à quarta divisão após quatro temporadas na Série C.

Manaus conquistou o acesso à Série C em 2019 e retorna após descenso em 2023

O Manauara vai estrear no Brasileirão após ser vice-campeão amazonense de 2023. O Princesa do Solimões participa pelo segundo ano consecutivo. A vaga para 2024 foi conquistada via classificação geral do Estadual da temporada de 2023.

Robô vai estrear no Brasileirão, enquanto o Tubarão do Norte marcou presença por mais uma temporada.

De acordo com a tabela básica divulgada, ainda com locais, datas e horários a definir, o Princesa do Solimões irá estrear contra o São Raimundo-RR, em casa. O Manaus, por sua vez, terá o primeiro desafio como visitante, diante do Trem. O primeiro desafio do Manauara será contra o Rio Branco, em casa.

VAR nas oitavas

Serão 24 datas e um total de 510 jogos na quarta divisão nacional. Ficou definido que o recurso de vídeo, o VAR, será utilizado na competição a partir da fase de oitavas de final, assim como na temporada de 2023.

Premiação

As cotas de premiação terão um aumento na edição de 2024. Clubes vão receber R$ 400 mil (em três vezes) na primeira fase. No mata-mata, a cada fase avançada, as equipes embolsam R$ 150 mil cada. Além da premiação, a CBF vai seguir garantindo transporte, hospedagem, alimentação, custos de arbitragem e dopagem, entre outros gastos para a realização das partidas.

Confira a divisão dos grupos da Série D 2024

GRUPO A1 – Humaitá-AC, Rio Branco-AC, Manauara, Manaus, Princesa do Solimões, Trem-AP, Porto Velho-RO e São Raimundo-RR;

GRUPO A2 – Maranhão-MA, Moto Club-MA, Águia de Marabá-PA, Cametá-PA, River-PI, Fluminense-PI, Altos-PI e Tocantinópolis-TO;

GRUPO A3 – Atlético-CE, Maracanã-CE, Iguatu-CE, Sousa-PB, Treze-PB, América-RN, Potiguar-RN e Santa Cruz-RN;

GRUPO A4 – ASA-AL, CSE-AL, Jacuipense-BA, Juazeirense-BA, Retrô-PE, Petrolina-PE, Itabaiana-SE e Sergipe-SE;

GRUPO A5 – Brasiliense-DF, Real Brasília-DF, Anápolis-GO, CRAC-GO, Iporá-GO, União-MT, Mixto-MT e Capital-TO;

GRUPO A6 – Itabuna-BA, Real Noroeste-ES, Serra-ES, Democrata SL-MG, Ipatinga-MG, Audax Rio-RJ, Portuguesa-RJ e Nova Iguaçu-RJ;

GRUPO A7 – Pouso Alegre-MG, Patrocinense-MG, Costa Rica-MS, Maringá-PR, Água Santa-SP, Inter de Limeira-SP, Santo André-SP e São José-SP;

GRUPO A8 – Cascavel-PR, Cianorte-PR, Avenida-RS, Brasil de Pelotas-RS, Novo Hamburgo-RS, Barra-SC, Concórdia e Hercílio Luz-SC.

Confira a tabela básica e a sequência de jogos