Com “lei do ex”, Manaus perde por 1 a 0 para o Botafogo-SP e deixa o G8 da Série C
A equipe amazonense teve Neto Costa expulso e um pênalti discutível contra, e conheceu sua terceira derrota na competição
Em território paulista, o Manaus perdeu por 1 a 0 para o Botafogo de Ribeirão Preto, na manhã deste domingo (26), pela 12ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Fazendo valer a “lei do ex”, o atacante João Diogo converteu penalidade e fez o gol da vitória do Pantera. Com o resultado, o Gavião acabou deixando a zona de classificação da competição.
O jogo
Empurrado pelo fator casa, o Botafogo começou pressionando a saída de bola do Manaus e tomando a iniciativa. Aos cinco minutos, a equipe paulista aproveitou um vacilo de Rayne e recuperou a bola dentro da área com Bruno Michel, Xuxa recebeu, bateu mascado e ela sobrou para Tiago Reis, que emendou de voleio e Matheus fez uma grande defesa.
Com aquele ímpeto inicial controlado, o Manaus teve sua primeira investida no ataque. Após troca de passes, Rogério emendou chute de fora da área e a bola passou ao lado da trave de Deivity. Apesar do maior volume de jogo, o Fogão não conseguia chegar com perigo.
Até que aos 36 minutos, numa disputa no ataque, Neto Costa cometeu falta dura em Tárik e acabou expulso diretamente, deixando o Manaus com um jogador a menos. O Gavião se segurou até o fim da primeira etapa.
Segundo tempo
Cauteloso, Piza mudou o esquema e voltou do intervalo com duas linhas de quatro e Pira isolado lá na frente. Saíram o amarelado Rayne, Renanzinho e Rafael Rosa para as entradas de João Denoni, Gutierrez e Ibiapino. Ainda assim, naturalmente o Botafogo controlava o jogo. Aos oito minutos, o time da casa carimbou a trave de Matheus Inácio, em boa cobrança de falta de Gustavo Xuxa.
Aos 20 minutos, após bola espirrada, Gutierrez disputou com João Diogo, o atacante caiu e o árbitro marcou pênalti. O ex-atacante do Manaus foi pra batida, deslocou Matheus, escolheu o canto esquerdo e abriu o placar no Santa Cruz.
O Botafogo quase ampliou aos 33, Luketa fez jogada individual, passou por Paulo Sérgio e bateu de canhota para defesa do goleiro esmeraldino. Sem conquistar espaço para buscar o empate, o Manaus tentou subir as linhas, mas não teve forças diante da marcação cerrada do adversário.
Panorama e próximas partidas
O resultado negativo jogou a equipe amazonense para fora da zona de classificação, agora na nona colocação, com 17 pontos. Enquanto o time paulista fez o caminho oposto e assumiu a sétima posição com a mesma pontuação, mas chegando à quinta vitória.
Pela 13ª rodada, o Manaus recebe o Ferroviário no próximo sábado (2), às 16 horas (de Manaus), na Arena da Amazônia. No dia seguinte, o Botafogo visita o Campinense, no Amigão.
Confira os melhores momentos: