Futebol FemininoJC FC

JC FC empata com o Cefama-MA fora de casa e soma primeiro ponto no Brasileirão feminino sub-20

Pela 2ª rodada da competição de base, as Tigresas do Norte saíram na frente em São Luís (MA), mas acabaram cedendo o empate em 1 a 1

O JC FC, representante do Amazonas, somou o primeiro ponto no Campeonato Brasileiro feminino sub-20 de 2024, na tarde desta quarta-feira (14). Jogando no estádio Nhozinho Santos, em São Luís (MA), as Tigresas do Norte empataram em 1 a 1 com o Cefama, com gol de Luana. Bia marcou para o time maranhense.

O jogo

Goleadas na estreia, Cefama e JC queriam apagar a impressão ruim e a primeira vitória na competição. As equipes protagonizaram duelo muito movimentado, cheio de oportunidades criadas e perdidas de gol. A primeira foi do time da casa, logo aos dois minutos, quando Naylana foi lançada, tentou finalizar de cavadinha e mandou pra fora.

Aos sete, a primeira tentativa do JC, após bola recuperada no campo de ataque, Jennyfer tocou para Kamilly, que puxou pra canhota e chutou de fora da área, a goleira Jasmim fez grande defesa. No lance seguinte, no escanteio, o time amazonense teve gol anulado por falta na goleira Jasmim.

Aos nove minutos, a chance mais flagrante da partida. Kamilly deu passe em profundidade para Nairelis, a atacante saiu de cara pro gol, driblou e foi derrubada pela goleira maranhense, pênalti marcado pro JC. Kamilly partiu de perna canhota, bateu cruzado, a bola explodiu na trave e voltou nas mãos de Jasmim. A resposta do Cefama veio aos 13, novamente com liberdade, Naylana voltou a perder um gol na cara. Aos 29, a meia Dadá ficou de frente, tentou bater colocado, tirou demais da goleira Fernanda e chutou pra fora.

O ritmo era frenético e não permitia respiro. No minuto seguinte, Nairelis arrancou pela esquerda, passou pela marcação, e quando chegou a goleira, a camisa 10 tocou pro lado, na marca do pênalti, mas mesmo com o gol aberto, Leiliana mandou por cima. Pela terceira vez no primeiro tempo, Naylana ficou de frente com a goleira do JC, mas como nas outras vezes, finalizou mal e desperdiçou a chance de abrir o placar, aos 35 minutos.

Aos 37 minutos, enfim o JC enfim acertou o alvo – ou quase isso – e saiu na frente. A lateral Luana apareceu no ataque, arrancou em velocidade pela esquerda e tentou cruzar pra dentro da área, a bola desviou na zagueira Jadiane, “matou” a goleira Jasmim e terminou no fundo do gol. 1 a 0 para as Tigresas do Norte, primeiro gol marcado na competição.

Segundo tempo

O Cefama voltou para buscar o gol de empate, com mais volume de jogo, diante de um JC consciente e posicionado no campo de defesa, cauteloso para armar contra-ataques. Aos 22 minutos, Tamires, que saiu do banco, recebeu em profundidade, deu um corte na zagueira Ana e bateu forte, a goleira Fernanda defendeu o chute rasteiro, mas deu rebote nos pés de Bia, que encheu o pé com o gol vazio para deixar tudo igual no Nhozinho Santos.

Já aos 40 minutos, Franciele viu a goleira Fernanda adiantada e tentou a finalização por cobertura, mas sem direção, a bola foi à linha de fundo. Com o JC esgotado fisicamente, o Cefama ficou perto de virar o jogo. Dadá foi lançada por trás da barreira e bateu na direção do gol, mas a defesa do JC fez corte providencial.

Quando a partida caminhava para o final, aos 50, Dadá foi derrubada dentro da área, pênalti para o Cefama. Franciele bateu no meio do gol e Fernanda defendeu, no último lance. Ponto conquistado no Maranhão.

Panorama e próximas partidas

Com o primeiro ponto somado, o JC ganhou uma posição e agora é o quarto colocado do grupo C, deixando a lanterna para o Cuiabá. O desafio das Tigresas pela 3ª rodada será só daqui a um mês, no dia 15 de março, contra o Minas Brasília-DF. Com mando do time amazonense, a partida ainda terá o local definido, mas acontecerá às 15h (de Manaus).

Confira os melhores momentos