Esporte localSão Raimundo

Por consolidação no G4, São Raimundo visita o Trem-AP, nesta segunda

A três rodadas do fim da primeira fase, o Tufão segue vivo no páreo por uma das quatro vagas e conta com bom retrospecto longe de Manaus

Encerrando a 11ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira (27), o São Raimundo enfrenta o Trem, no Estádio Zerão, em Macapá. A bola rola a partir das 19h15 (de Manaus) e coloca frente a frente equipes que brigam pela classificação no grupo 1 da competição. No primeiro turno, o São Raimundo venceu por 3 a 1, na Colina.

Esse confronto é o primeiro dos dois em sequência que o Tufão terá longe de seus domínios. Depois do Trem, o clube segue para Porto Velho enfrentar o time da casa. Como visitante, o Alviceleste soma duas vitórias, um empate e uma derrota nesta edição até então.

Atual terceiro colocado com 18 pontos, o São Raimundo vem de um amargo empate contra o Amazonas, quando vencia até os 48 minutos do segundo tempo, acabou cedendo um pênalti para o adversário e sofrendo a igualdade.

O elenco que já era escasso de opções, teve mais três baixas confirmadas ao longo da semana. O zagueiro Guilherme Moller e o volante Tiago Amazonense pediram para deixar o clube, rumo à segundona do futebol baiano. Outro que rescindiu oficialmente foi o meia Felipe Matheus, que já não participava dos trabalhos há duas semanas.

Titular do Fast na reta final do último Barezão, o volante Emerson Bombado acertou com o Tufão e chegou para reforçar o meio de campo. Regularizado, ele está liberado para estrear. Outra novidade é a volta do atacante Hemerson entre os relacionados. Fora de combate há pouco mais de um mês, ele está recuperado de uma lesão muscular e pode jogar.

Grande liderança no elenco alviceleste, Derlan está fora de dois jogos seguidos

Quem desfalca a equipe é o volante Derlan, que está fora dos próximos dois jogos. Isso porque o capitão estava pendurado com dois cartões amarelos e tomou o terceiro contra o Amazonas. Ele já estaria suspenso automaticamente, porém, quando estava no banco de reservas, acabou se envolvendo numa confusão e foi expulso diretamente, o que acarretou em mais um jogo de gancho.

Cabe ao técnico Aderbal Lana resolver esse quebra-cabeças e montar a equipe titular, que pode ter: Neguet; Alan Patrick, Ivanzinho, Juci e Sousa; Emerson Bombado (Paulinho), Dênis Pedra e Railson; Dedê, Luciano (Caíque) e Mateus Oliveira.

Desde que perdeu por 3 a 1 para o mesmo São Raimundo no primeiro turno, o Trem engatou uma grande recuperação na competição e entrou de vez na briga por uma vaga no mata-mata.

Em sequência, são quatro vitórias e dois empates. A equipe divide as atenções com o Campeonato Amapaense, onde lidera de maneira invicta. No meio de semana, empate em 2 a 2 com o vice-líder Independente.

Somando as duas competições, são 10 jogos de invencibilidade. A grande esperança de gols da Locomotiva é o experiente atacante Aleilson, que tem nove gols e comanda a artilharia geral da Série D, ao lado de Rafael Tavares, do Amazonas. Uma provável escalação do técnico Sandro Macapá tem: Dida; Pedro, Ronny, Gilmar e Alexandre Pinho; Dudu, Tacio, Balão Marabá e Kariri; Neto e Aleílson.

Campeão brasileiro com o Flamengo, Aleilson é a referência ofensiva do Trem e o maior artilheiro da história da Série D, com 28 gols

No apito, comanda Andrey da Silva e Silva, do Pará, com auxílio de Salmon Lopes da Silva e Luan Patrique Pereira da Silva, da Federação Amapaense de Futebol (FAF), nas bandeiras. O quarto árbitro é Samuel dos Santos Santos, também do Amapá.